TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O administrador

Resenha: O administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa.

Os administradores, em geral, apresentam características como pessoalidade, bom uso do relacionamento interpessoal, com foco nas organizações e ações conjuntas, além da utilização da estrutura hierárquica.

Empreendedores, são visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar ao máximo as oportunidades. Eles são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem. São independentes e proativos, conseqüentemente, ricos, com muita capacidade de planejamento, liderança e organização. São bem relacionados, possuem conhecimento, assumem risco calculado, além de criar valor para a sociedade.

“A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas”. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.

“Empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões”.

O administrador necessita de habilidade para gerenciar pessoas para que estas possam fazer o melhor uso possível de suas competências e também dos recursos materiais.

Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é um administrador.

Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes.

É claro que a maioria dos empreendedores, conseqüentemente, acaba se tornando administradores, já que irão ter que gerir seus negócios. No entanto nem todo administrador possui características de empreendedor, ou pelo menos, não tão acentuadas quanto às de um empreendedor nato. Por esse ponto de vista, o empreendedor é um ser inovador por natureza, enquanto que o administrador está centrado mais no domínio da técnica.

Claro que tal conceituação, hoje em dia, não pode ser levada ao pé da letra já que os cenários mudam rapidamente e que no final das contas todo administrador deve ter características empreendedoras tendo em vista a importância disso para enfrentar as adversidades do mundo contemporâneo. Portanto necessita ser criativo tanto quanto qualquer empreendedor, assim como todo empreendedor necessita também de um bom domínio da função administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com