TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cenário de atuação das Organizaçoes e planejament o dos processos de rh

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O cenário da atuação das organizações e o planejamento dos processos de Recursos Humanos, tem por objetivo expor os lados que surgem a partir da interação de ideias dos prestadores de serviço e seus gestores.

Uma organização pode ser pequena e simples ou grande e complexa. O termo organização serve para abrigar uma enorme variedade de tamanho, estruturas, interações, objetivos, etc. Dentro dessa variedade e complexidade, existem dois tipos de elementos comuns a toda a organizações. O elemento básico e os elementos de trabalho. O elementos básico são as pessoas, cujas iterações compõem a organização. A condição necessária para a existência de uma organização e a interação entre as pessoas. O próprio sucesso, ou insucesso, das organizações e determinado pela qualidade da interações entre seus membros.

Dentro de uma organização o RH e o departamento que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamentos, remuneração, formação sobre higiene e segurança do trabalho. O estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

O departamento de RH em uma organização e responsável por administrar o trabalho de cada colaborador, mediar a relação entre empregador e empregado por meios de conhecimentos de Legislação Trabalhistas, noções de economia e administração, gerenciamento de pessoas e desenvolvimento sustentável.

E um departamento muito amplo, o qual pode refere-se a totalidade de empregados e colaboradores que compõem a organização, as quais nos dias atuais estão cada vez mais exigentes e preocupados com seus colaboradores, por isso almejam funcionários preparados e seguros para desenvolver suas habilidades profissionais.

O Rh e ainda conjunto de práticas de Recursos humanos, constituído por todas as decisões tomadas pela empresa para realizar as atividades inerentes ao setor de RH. A gestão de RH e uma área de estudo que forma profissionais capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os estudo relacionados a gestão de quadro de funcionário de uma empresa.

Conhecer o negócio de uma empresa. Missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, principalmente daqueles que atuam na no setor de Recursos Humanos. Para desempenhar bem a sua função, `vestir a camisa´´ e sentir se pertencente ao negócio, todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em consonância com as metas da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Todo profissional de Recursos tem por obrigação estar preparados e seguros de todos as suas funções;

2.1 RECRUTAMENTO

O processo de recrutamento inicia- se com a requisição de pessoal, cada empresa tem seu formulário próprio de requisição, este formulário e emitido pela área que requisita a admissão do funcionário, deve indicar o motivo da requisição (aumento do quadro ou substituição) e o perfil desejado para o empregado ser a admitido. Outras informações importantes desse instrumento: cargo, o horário de trabalho, o salário previsto e a data da admissão.

Em função do perfil definido inicia-se o processo de recrutamento utilizando-se um ou diversos métodos entre ele: Agencia de recrutamento, contatos com escolas, universidades e instituições de classe, cartazes ou anúncios, currículos pre cadastrados, contratação e de assessorias de recursos humanos, contratação de Headhunters etc.....

2.1.1 SELEÇAO

As seleções abrange um conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentro os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente, a seleção e a segunda etapa do processo, que começa com o recrutamento e termina com o contrato de definitivo após o período de experiência.

Cumpre salientar, que a seleção deve considerar a cultura da empresa e os valores e crenças dos candidatos, pois ele deve ter condições de ser adaptar a essa cultura. Uma boa seleção deve considerar que se deve dar preferência ao candidato que possuem habilidades, atitudes e comportamento requeridos pela empresa, e que são difíceis de serem adquiridos por meio de treinamento, como a de lidar com pessoas, a capacidade de ouvir o interlocutor, de não perder o controle de si, o conhecimento de si próprio, das suas limitações e de seus pontos forte. Não e fácil avaliar com precisão todos esses fatores.

2.1.1.1 ADMISSAO

Determinado o processo de seleção e processada a ação e admissão, que começa com a comunicação do resultado ao candidato e o pedido de apresentação de documentos exigidos pela empresa e a legislação. Quando o novo empregado começa a trabalhar devemos da satisfação (Devolutiva), aos que participarão da seleção e não foram aprovados, a comunicação e importante pelo respeito que se deve as pessoas e pela contribuição que isso traz a imagem da empresa.

2.1.1.1.1 DESLIGAMENTO

Tao importante quando a admitir as pessoas certas nos momentos certos e demitir as pessoas nos momentos que se torna necessário.

Por tanto e preciso ter uma boa avaliação do pessoal e ``coragem´´ de tomar decisões, mas também e preciso muita habilidade na forma da comunicação. Dizem que o êxito de uma empresa depende de quem e admitido, isto e, da formação da equipe, isto mostra a importância de se ter pessoas certas. Da mesma forma que não convém um empregado sair mal da empresa, também e ruim para a empresa não tomar providencias simples que evitam a propagação de uma imagem negativa.

Não se deve mentir na hora da comunicação de demissão: a verdade sempre aflorando, pode se ``aparar´´ algumas arestas e omitir alguns detalhes ``duros´´ mas nunca mentir.

2.1.1.1.1.1. REMUNERAÇOES

E o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados, em contrapartida de serviços prestados ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família. Em todos os fatores de produção precisam ser remunerados e o fator trabalho, nos processos judicias, tem prioridades sobre os demais, inclusive o fisco. Mais importante do que isso, porem e a necessidades que qualquer organização tem de obter boa produtividade de seu pessoal. Pessoas de bom nível, capazes de como equipe, constituem imenso patrimônio para qualquer empresa.

Para conseguir boa eficiência, e necessária uma boa administração do sistema de remuneração, instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com