TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia Do Planejamento Dos Processos RH

Ensaios: Relevancia Do Planejamento Dos Processos RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.225 Palavras (13 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 13

CLAUDECI BORGES DA SILVA

Xinguar-Pa

2014

CLAUDECI BORGES DA SILVA

Xinguar-Pa

2014

Qdt. SUMARIO Pag.

01 Introdução 01

02 Desenvolvimento 02

03 Recrutamento de pessoal o que é e como funciona 03

04 Agilidade 04

05 Recrutamento misto 05

06 Roteiro de perguntas para entrevista de emprego 06

07 Documentação necessária para admissão de emprego 07

08 Contrato de trabalho 08

09 Plano de Auditoria 09

10 Conclusão 10

11 Referencias 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de analisar a relevância do planejamento dos processos de Recursos Humanos. Tendo como objetivo investigar o papel estratégico do RH nas organizações e destacar a importância do planejamento estratégico de recursos humanos como coadjuvante no sucesso das empresas.

Contudo, a gama de assuntos e problemas também é variável, abordando recrutamento e seleção, aprendizagem individual e coletiva, trabalho em equipe, planos de carreira, estruturação salarial, capacitação e especialização, gestão de desempenho, planejamento de mão de obra, mudança organizacional, alimentação, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, motivação no trabalho, assistência social, relações trabalhistas e sindicais, transporte de pessoas, mercado de trabalho, arrecadação e recolhimento de tributos, entrevistas, demissões, admissões, entre outros.

O processo de recrutamento, quando é realizado de forma adequada garante condições para uma gestão otimizada que acaba por promover mais sucesso à empresa e também economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

Desenvolvimento

Uma gestão para a sustentabilidade prevê a adoção de uma série de práticas, que devem estar ancoradas em peças estratégicas da empresa. Sendo assim, espera-se que empresas comprometidas com a sustentabilidade explicitem tal compromisso em Missão, Visão, Valores, nas principais Políticas e, ainda, no processo de Planejamento Estratégico.

Contudo a criatividade é apenas o começo do processo de inovação. Nem toda inovação é algo realmente novo, e sim algo que foi reciclado e adequado à necessidade atual. Resolver os transtornos do dia a dia de forma inédita também é inovar. A inovação não é uma qualidade apenas das pessoas de níveis superiores, mas parte dos indivíduos que possuem iniciativas ousadas e que não têm medo de se arriscarem.

 Diferencie descrição e análise de cargos e discuta a importância destes documentos para os processos de gestão de pessoas.

A análise e descrição de cargos é uma ferramenta gerencial muito eficiente para uma organização, principalmente pela grande quantidade de informações que gera e que servem de subsídios para diversos processos de gestão de pessoas. Como qualquer outra ferramenta de gestão, possui fundamento teórico, base desse artigo, que objetiva de maneira clara e objetiva fornecer alguns conceitos e orientações para a sua aplicação.

É um documento formal, geralmente um formulário ou relatório com o detalhamento do que um cargo exige em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa ser desempenhada determinada função. A descrição e análise de cargos tende a otimizar o desenvolvimento de outras atividades, tais como: recrutamento, seleção, treinamentos, planejamento de cargos e salários, avaliação de desempenho e segurança no trabalho.

 Descreva os métodos ou tipos de recrutamento que podem ser utilizados por uma organização. Indique as vantagens e desvantagens de cada um destes métodos. Apresente as fontes de recrutamento e as estratégias para divulgação de vagas.

Recrutamento de pessoal é um método muito utilizado nas empresas para iniciar o processo de contratação de colaboradores para diversas áreas e funções. É um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada empresa.

 Recrutamento de pessoal o que é e como funciona?

Este processo começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. Ficando responsável para recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações.

Independente do tipo de empresa é recomendado que o setor que irá realizar o recrutamento saiba exatamente qual é o tipo de profissional que a empresa está buscando. Não considerar todos os detalhes deste perfil pode comprometer o processo de contratação.

 Recrutamento Interno

Uma das grandes vantagens de se utilizar este método é o baixo custo, uma vez que não se faz necessária a contratação de uma empresa especializada para realizar o processo de divulgação e contratação de pessoal. Outra grande vantagem é a valorização dos funcionários da empresa, uma vez que estes se sentem privilegiados por ser a primeira opção de contratação da empresa, e pelo fato de, muitas vezes, esta contratação ser configurada como uma promoção para o funcionário que troca de setor e função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com