TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE PROCESSOS RH

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

No conteúdo a seguir será apresentado um texto sobre o cenário de atuação das organizações e os planejamentos dos processos de recursos humanos.

Analisaremos no texto as rotinas de departamento de pessoal, os direitos trabalhistas, o que o trabalhador tem direito e quando ele perde os direitos trabalhistas.

Apresentaremos tipos de recrutamentos são utilizadas pelas empresas, suas vantagens e desvantagens, se são eficazes e como a empresa busca atrair novos talentos para a sua organização.

O trabalho e o emprego assumiram novas configurações, é fundamental que se desenvolvam políticas de recrutamento e seleção alinhadas à visão estratégicas das organizações, com o objetivo de atrair e reter os talentos.

O planejamento no setor e Recursos Humanos, identifica a quantidade necessária de pessoas para que uma empresa atue com eficiência e eficácia operacional é fundamental para o alcance dos objetivos estratégicos traçados. No entanto, não basta prover um numero suficiente de pessoas para a organização.

É muito essencial que as pessoas que se candidatam ou trabalham na empresa possuam as competências necessárias para realizar as funções e atividades do cargo para o qual foram atribuídas. Assim, a descrição e analise de cargos são documentos que sustentam o processo de recrutamento e seleção, alem de vários outros processos da Gestão de Pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a inovação das tecnologias, o acesso e o trânsito irrestrito de informações tornaram-se o manuseio dessa ferramenta mais fácil, que passaram a ser considerados como fatores estratégicos para as organizações, influenciando toda a forma de se fazer negócios, modificando métodos de produção, de distribuição, de marketing e a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e parceiros.

As empresas para se manterem competitivas, passaram a atuar sob novos padrões de qualidade, produtividade e competitividade, exigindo capacidade de rápida adaptação e constante inovação de seus colaboradores.

Grandes estudiosos da gestão de pessoa defendem a ideia que o profissional contemporâneo deve ter uma base técnica sólida e características comportamentais como: criatividade, capacidade para o trabalho em grupo, decisão, resolução de problemas, comunicação. Também devem ter domínio de idiomas, informática, e visão estratégica, habilidade de comunicação e liderança, bom relacionamento interpessoal, habilidades de negociação. São algumas características valorizadas no profissional de Rh além da integridade, confiabilidade e ética.

A descentralização da responsabilidade abriu espaço para o surgimento do profissional de Gestão de Pessoas técnico e estrategista, desempenhando as atividades operacionais e também atuando de forma estratégica com os gestores da organização, pensando tanto nos resultados imediatos, quanto nos resultados de longo prazo.

Observaremos então o que é uma descrição de cargos, e análise de cargos, que são os pontos de partidas para o processo de seleção e tem como objetivo estruturarmos muitas atividades no gerenciamento de pessoas dentro da empresas, como o plano de carreira, as políticas de recrutamento e de seleção, o treinamento e desenvolvimento, a remuneração e a avaliação de desempenho,entre outras atividades especificas de cada organização.

A descrição de cargos é uma relação de todas as tarefas e atividades a serem feitas pelo ocupante de um cargo, relacionando a periodicidade, o local, as pessoas e equipamentos envolvidos nas atividades, bem como os objetivos e resultados a serem atingidos. É a definição do que é feito, de como se faz, de onde se faz e por que se faz.

Na análise de cargo, observamos o momento em que identificamos quais são os requisitos mínimos que o profissional que irá ocupar o cargo, e quais habilidades precisa ter para executar suas atividades de maneira apropriada. Entre esses requisitos, podemos citar a formação acadêmica, idade e experiências anteriores na função.

A partir desse documento a empresa pode conhecer cada candidato as vagas de emprego, podendo também traçar o tipo de perfil que se encaixa dentro da organização. Para o candidato é um momento de expectativas de poder ingressar na organização, já que esse é um dos passos para chegar ate a entrevista de emprego, que é muito temida.

A prática dos dois modos de recrutamentos é excepcional para que a empresa possa ter sucesso em suas contratações, adquirindo pessoas com a qualificação adequada e com o perfil ideal que a mesma procura, e por outro lado o candidato tem oportunidade de conhecer a organização. A descrição e analise é de grande importância para a empresa, pois permite que o gestor mantenha o processo de contratação organizado e de fácil acesso.

Na nova gestão das organizações existem diversos tipos de processos de recrutamento entre eles iremos destacar os seguintes:

- Recrutamento externo: o recrutamento externo não envolve a busca de alternativas com base nos recursos humanos existentes na organização. Nesse tipo de recrutamento o esforço caminha no sentido de conquistar novos talentos, seja em unidades geograficamente distantes do local onde se faz a busca pelos candidatos potenciais ou fora da organização (ARAÚJO; GARCIA, 2009).

O recrutamento externo apresenta na suas vantagens e desvantagens. Com relação a esses aspectos, as organizações devem fazer uma análise e procurar colocar em pratica o recrutamento que melhor atende aos seus objetivos sem perder de vista a compatibilidade com os custos envolvidos.

Algumas vantagens do recrutamento externo:

- possibilidades de inclusão de novas personalidades e talentos;

- possibilidades de atualização no estilo e nas tendências do mercado;

- mobilizar energia dentro da organização, incentivando a não acomodação;

Agora descreveremos algumas desvantagens:

- tem um custo mais alto;

- pode gerar desmotivação da equipe interna pelo não reconhecimento e aproveitamento dos talentos já existentes;

-pode levar mais tempo para o preenchimento da vaga;

Recrutamentos internos são aqueles realizados utilizando mão de obra de profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

As principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com