TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito sobre o significado de Direção como função do administrador

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

O conceito sobre o significado de Direção como função do administrador e sua importância para as demais funções do processo administrativo, também será conceituado sobre as Teorias X e Y, que dizem como cada uma influência na direção de cada organização

A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas e tem a função de dirigir esforços visando um propósito comum, liderar, comunicar, gerir conflitos, motivar e incentivar. É o nível estratégico da organização. Chiavenato (2007) distingue duas concepções opostas de estilos de direção: a Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna).

A Teoria X representa o estilo de direção, definido pela Administração Científica de Taylor, pela Teoria Clássica de Fayol e a Teoria da Burocracia de Weber e significa o bitolamento da iniciativa individual, o aprisionamento da criatividade do indivíduo e o estreitamento da rotina profissional. Este estilo de direção leva os colaboradores a fazerem exatamente o que a organização deseja, independentemente da opinião ou objetivo pessoal de cada um.

A Teoria Y representa o modelo moderno de estilo de direção, propõe um estilo participativo e democrático, com base nos valores humanos e sociais, além de incentivar a iniciativa individual de cada colaborador. Tem como característica, a motivação, o potencial de desenvolvimento a responsabilidade e o comportamento orientado para os objetivos da empresa, não são fatores criados pela organização nas pessoas. Este estilo de direção tem como sua tarefa essencial criar condições para que as pessoas atinjam seus objetivos, enquanto guiam seus esforços na direção dos objetivos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com