TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O envelhecimento da População Brasileira como novaoprotunidade no mercado

Por:   •  20/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO UMA NOVA OPORTUNIDADE DE MERCADO

Rio de Janeiro

2017


INTRODUÇÃO

O crescente número de idosos ativos e que ainda estão no mercado de trabalho são grandes potenciais consumidores disponíveis no mercado, que ainda é voltado ao público adulto.

Setores de serviços e de produtos direcionados à terceira idade encaram o envelhecimento, portanto, como uma ótima oportunidade de negócio (IESS, 2013).

O consumidor  idoso que possui recursos financeiros para a compra de bens essências e também não essenciais, é um consumidor a procura de produtos para atender às necessidades de sua faixa etária, com tudo existe uma escassez de produtos e serviços voltados á esse público.

Uma pesquisa feita pela Revista Escopo estima que, em 2017, os brasileiros com mais de 50 anos apresentarão um consumo total em torno de 1,2 trilhão de reais. Os  setores que mais destacaram-se: vestuário (65,9 bilhões); carros (85,7 bilhões);  alimentos e bebidas (170,6 bilhões).

É importante ressaltar que as mulheres idosas terão uma grande participação no nesse mercado, pois cada vez mais, ela protagoniza os espaços da sociedade, sendo chefe de família, gestora de grandes empresas e tendo um papel fundamental na escolha de produtos e de serviços.

Há um grande mercado a ser explorado e um espaço enorme para o crescimento de produtos e serviços que prezem pelo bem-estar dos idosos, mantendo-os cada vez mais ativos e saudáveis.

PERGUNTAS RELACIONADAS AO ASSUNTO

  1. Porque é importante discutir o processo de envelhecimento na sociedade brasileira atual?

Existe uma grande mudança populacional em nossa sociedade.  O número de filho, nas famílias está cada vez menor, enquanto a longevidade da terceira idade aumenta a cada dia. Para o Brasil esse assunto é novidade, porém o envelhecimento populacional é bastante conhecido entre nações em desenvolvimento e as desenvolvidas. Ainda estamos procurando caminhos para acharmos as estratégias e as oportunidades de mercado e também para uma qualidade de vida para essa nova população, alguns países da Europa e da Ásia, por exemplo, já estão bem a frente de nós, e hoje possuem projetos que foram desenvolvidos cuidadosamente ao longo dos anos, para essa demanda de mercado.

De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa no número de idosos deverá aumentar e em 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. O estudo divulgou ainda que no ano de 2050 a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes um fator que ajudará nesse crescimento é o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, hoje de 72,78 anos. Essa média não se irá estabilizar, pois no ano de 2050 a expectativa de vida subirá para 81,29 anos.

Com toda essa mudança ocasiona para nós uma nova visão, não só no âmbito cultural, mas também no de mercado de consumo, pois o Brasil não está preparado no momento para esse novo seguimento, falta estrutura governamental, cultural, saúde, bem estar, lazer, consumo entre outros, voltada para esse público que vem crescendo a cada dia, é que precisa de atenção.

  1. Qual é a importância desta temática na segmentação de mercado e desenvolvimento de estratégias competitivas empresas no mercado?

O atual cenário exige das empresas se prepararem para as mudanças necessárias, pois o século 21 vai ser marcado pela mais saudável e maior população de pessoas com idade 50 anos ou mais que já foi visto (Court, 2007). O novo grupo de idosos, irá representar uma fatia desproporcional no consumo, desde as indústrias de eletrônicos a roupas, decoração, restaurante e cuidados com a saúde.

O envelhecimento traz junto, mudanças fundamentais em termos culturais e econômicos e, do ponto de vista mercadológico, desde que nasceram tornaram-se umas das maiores forças que moldam o ambiente de marketing. “Esses bebês representaram um alvo móvel e criaram novos mercados à medida que foi crescendo, saindo da infância para a pré-adolescência, adolescência, idade adulta, e agora meia idade” (Kotler, 1998). Com o envelhecimento desse grupo, seus interesses mudam, assim como as prioridades de marketing. As mudanças de necessidades afetam diferentes demandas como por habitação, alimentação, automóveis, vestuário e outros produtos.

Segundo Court (2007), 46% dos idosos possuem medo de acabar suas vidas sozinhos e 43% já estão frustrados, pois ainda não estão tendo as vidas que planejaram. Aproximadamente 80% gostam de tentar novos produtos e serviços e acreditam que possam sobreviver a quaisquer coisas que a vida lhes apresente.

Os idosos estão necessitando menos do governo e de seus filhos, preferindo às vezes usar seu próprio poder econômico para suportá-los, mesmo que isso signifique por serviços de previdência privada ou ainda tendo que continuar a trabalhar depois de se aposentar (Benet e Newman, 1989, apud Kim, Kim, Kim, 2003).

A combinação do poder econômico dessa nova classe social desafia circunstâncias e abre preciosas oportunidades de inovações para as empresas preparadas para as mudanças que estão para vir. Muitos idosos precisarão ou irão querer continuar a trabalhar. Empresas inovadoras que podem satisfazer essas necessidades irão encontrar novas fontes de talentos e de crescimento rentável.

  1. De que modo as empresas devem atender as expectativas dos idosos em relação os produtos e serviços?

Os responsáveis pelo marketing das empresas que desejam atuar no mercado da terceira idade normalmente devem decidir se eles devem tratar todos os consumidores após de uma certa idade como um segmento homogêneo, ou assumirem, que esses clientes são heterogêneos, tendo que tratá-los como segmentos poucos estudados até hoje.

Campanhas de marketing e propaganda devem enfatizar o valor da experiência e conhecimento. Mostrar reconhecimento pelas contribuições feitas pelos consumidores idosos. Saber usar os canais de comunicação poderá fazer toda a diferença. A maioridade prefere instituições estáveis e confiáveis e representantes com autoridade (Smith, 1997).

Um grande cuidado que as empresas devem tomar na hora do desenvolvimento de campanhas de marketing para idosos é como essa irá afetar os outros segmentos. Essa preocupação mostra que os nichos de mercados são bem diferentes. Essa diferença pode ocasionar uma reação contrária de outros setores, como, por exemplo, o dos jovens, quando introduzidas estratégias focadas nos idosos. Se existir alguma reação contrária de outros segmentos, provavelmente as empresas necessitam tomar cuidados para acabar não perdendo seus atuais clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (750.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com