TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto da tecnologia da informação na gestão empresarial

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

O impacto da tecnologia da informação na gestão empresarial.

O processo de administração de negócios exige um tratamento de dados sempre eficiente, ágil e assertivo. A tecnologia da informação viabiliza os processos de gestão e, dessa forma, é uma aliada relevante dentro do contexto organizacional de qualquer empresa. Entre diversos setores que são diretamente e indiretamente impactados por caminhos mais tecnológicos, a segurança de dados é um dos mais importantes. Segundo dados publicados no site tecnoblog pelo jornalista Giovanni Santa Rosa, um vazamento de dados deixou expostos 426 milhões de dados pessoais e 109 milhões de informações de CNPJs e placas de veículos. A proteção dos dados, ou seja, a segurança de todas as informações obtidas pelas ferramentas da TI é fundamental para garantir sua autenticidade, confiabilidade e integridade. É primordial também que sejam feitos periodicamente backups para que as informações sejam restauradas em caso de alguma eventualidade.

A otimização dos processos afeta diretamente na viabilidade dos processos. As ferramentas da tecnologia da informação contribuem para uma operação mais inteligente, tornando os fatores operacionais mais eficientes. Consequentemente, a produtividade torna-se mais efetiva. As ferramentas tecnológicas de manipulação padronizam uma mecânica mais inteligente e diminui o índice de retrabalho, otimizando o tempo, tornando o processo mais ágil e eficiente. Com uma estrutura de dados bem organizada, o banco de dados pode proporcionar um atendimento ainda melhor para os clientes, o que, como consequência, pode estabelecer um relacionamento mais duradouro e sólido.

A globalização do comércio e o crescimento constante da internet, tem feito com que a Tecnologia da informação seja um dos fatores no crescimento positivo quanto a viabilidade, praticidade, agilidade e assertividade nos fatores organizacionais. A T.I está eventualmente servindo de base a novos modelos empresariais, novos processos de negócios e, principalmente, novos modos de compartilhar informações. A capacidade de viabilizar processos de negócios considerados complexos contribui para o melhor conhecimento do ambiente competitivo que a determinada empresa está inserida.

Graças aos benefícios de uma boa instalação da tecnologia da informação, pode-se constatar que existe uma grande relação entre a evolução do T.I e as mudanças organizacionais. A evolução da tecnologia ocasiona mudanças significativas, afetando não somente a estrutura da organização como também a sua cultura e estratégia.

Fontes:

https://www.bloglogistica.com.br/mercado/o-edi-e-os-beneficios-para-logistica/

https://deltime.com.br/a-tecnologia-da-informacao-e-sua-importancia-na-gestao-empresarial/

https://tecnoblog.net/496742/vazamento-expoe-mais-de-400-milhoes-de-dados-pessoais-cnpjs-e-placas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com