TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da Matemática Financeira e da Contabilidade no contexto de gestão empresarial

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Questão 1 ..............................................................................................................4

2.2 Questão 2 ..............................................................................................................4

2.3 Questão 3 ..............................................................................................................5

2.4 Questão 4 ..............................................................................................................6

2.5 Questão 5 ..............................................................................................................7

2.6 Questão 6 ..............................................................................................................9

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERENCIAS .........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho será uma produção textual que apresentará diversos temas relacionados às disciplinas ministradas durante o semestre, tais como a importância e o papel da Matemática Financeira e da Contabilidade no contexto de gestão empresarial.

Tendo como finalidade de atender a proposta dos docentes orientadores de aprimorar os conceitos teóricos adquiridos durante o curso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÃO 1

A matemática pode ser encontrada em todas as situações do cotidiano. Trata-se de uma ciência de suma importância para orientar tomada de decisões em negócios. Alguns de suas aplicações são voltadas a empréstimos e financiamentos, operações comerciais (compra e venda), construções civis, investimentos financeiros, praticas bancarias, cálculos de produções, entre outros.

A matemática financeira é essencial na vida do profissional da administração, o gestor através do conhecimento da matemática financeira consegue atingir o objetivo da empresa, o gestor que vai trabalhar com vendas, precisa ter conhecimento sobre cálculos, juros, saber quanto à empresa está obtendo de lucro ou se está tendo prejuízo, sobre preços dentre vários outros setores relacionados à compra. Ela pode ajudar na compra de um produto a prazo, no financiamento de um imóvel para empresa, na aquisição de um carro, considerando a manutenção, gasto, depreciação, ao fazer um empréstimo, entre outros.

A matemática financeira é de extrema importância nas tomadas de decisões nas organizações, quando ela é bem aplicada, traz uma lucratividade, tornando possível o processo de maximização nos resultados.

2.2 QUESTÃO 2

A Contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apuração ou medição da riqueza (LEITE, 1988). Gonçalves e Batista (1996) definem Contabilidade como "ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa”.

De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o Patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo.

É importante ressaltar que a contabilidade deve atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, e como disse Fayol, as informações, além de úteis, devem ser no tempo oportuno, pois os Registros Contábeis ajuda o gestor de uma organização a analisar a situação patrimonial da empresa.

Dessa forma a contabilidade possui importante papel na administração das empresas. O Contador não se resume em fornecer somente dados e sim disponibiliza ferramentas para o uso do administrador na tomada de decisões. Os relatórios e os demonstrativos contábeis apresentam os dados mais próximos da realidade econômico-financeiros da organização, ajudando desta forma no desenvolvimento de sistemas e controles que auxiliam a obtenção de bons resultados.

2.3 QUESTÃO 3

O enfrentamento da questão tributária talvez seja um dos desafios mais importantes para se dar continuidade ao processo de crescimento com distribuição de renda desenvolvida nestes últimos 12 anos no Brasil.

Atualmente há um amplo reconhecimento de que mudanças no nosso sistema tributário poderiam trazer benefícios ao País, à economia e à sociedade, sobretudo por seus efeitos sobre a elevação da do investimento e da produtividade e também sobre a redução da desigualdade.

Segundo avaliação da própria presidente da Republica no período eleitoral a situação tributária (sistema de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais) do Brasil é "caótica". "Há uma sobreposição de legislações e de níveis de incidência de impostos, o que onera empresas e o governo. O ato de arrecadar fica caríssimo. A agenda da reforma, simplificando o sistema, eu tenho defendido. Acredito que seja o grande passo no sentido da competitividade. Ela é a reforma das reformas. Do ponto de vista da competitividade, a prioridade é desoneração e estímulo ao investimento, exportação e ao emprego", disse ela.

O impacto dos tributos nas operações empresariais afeta as empresas das mais diversas formas, pois a incidência desses tributos varia em função do setor de atuação e do porte da empresa. Tendo que se considerar, na formação dos preços e na projeção da margem de lucro, especialmente, o peso dos tributos incidentes sobre (i) as receitas de venda de produtos e serviços (IPI, ICMS, ISS, PIS/COFINS e contribuições previdenciárias), (ii) as importações de bens, serviços e tecnologia (Imposto de Importação, IPI, PIS/COFINS, CIDE, ICMS e ISS), (iii) a folha de salários (contribuições previdenciárias), (iv) o patrimônio (ITR, IPTU e IPVA), (v) o exercício de certas atividades reguladas (ex: taxa da Anatel, FUST, FUNTEL)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com