TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Artigo: A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 9

2.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL.

A contabilidade tem vários objetivos, um deles é fornecer informações sobre as mutações que ocorre no patrimônio das empresas.

Para que se entenda melhor, veja o significado de Patrimônio.

O Patrimônio não é um calculo matemático igual todos pensam ser no ato que se diz a palavra, mas sim o que possui em forma de bens (casa, carro...), direitos (o que se tem a receber) e deveres (contas a pagar). O patrimônio é calculado com a soma dos bens mais direitos menos deveres.

Voltando ao assunto a contabilidade alem de gerar informações, também explicar os fenômenos patrimoniais, efetua análise, constrói modelos de prosperidade, controlar, prever e projetar exercícios entre tantas outras funções.

A contabilidade tem uma grande importância, mas para muitas empresas ela só tem objetivo de ser um gasto a mais no caixa da empresa. Sabemos que não é isso, mas sim um componente da gestão, tendo como um dos seus principais objetivos, fornecerem informações para que o gestor (administrador), não tomar decisões e formular estratégias que vão lhe acarretar prejuízos, complicações jurídicas ou até levar a empresa à falência.

O sistema de informação contábil tem por objetivo produzir informações para seus usuários com demonstrações contábeis e analise de natureza econômica, financeira, física, de resultado, de desempenho e de produtividade com relação à entidade, objeto de contabilidade.

“A contabilidade” tem uma grande importância para as empresas como para os gestores, pois ela ira informar qual forma mais palpável de planejamento tributário, alem de passar o conhecimento dos níveis lucrativos de suas operações e rentabilidade do capital aplicado no empreendimento.

2.2 PROCESSO ADMINISTRATIVO

O processo é considerado como qualquer fenômeno que apresenta mudança continua no tempo, qualquer operação ou tratamento continua. O processo não é uma coisa parada, estática e dinâmica. Esse processo administrativo constitui em planejar, organizar, dirigir e controla, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos.

Vamos entender mais sobre os tipos de processos administrativos.

2.2.1 PLANEJAR

É considerado como o processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizamos. Esse planejamento é dividido em estratégico, operacional e tático.

O Planejamento Estratégico é o planejamento do ruma de uma organização onde nos indica o caminho nos quais devemos penetrar ou nos retirar. Tem algumas características como:

• Seu período de tempo é normalmente longo, acima de cinco anos.

• Devemos perguntar em que ramo de atividade estamos? Devemos ampliar ou diminuir no mercado?

• Teremos muitas variáveis, pois o ambiente interno e externo precisa ser avaliado. Pontos fortes, pontos fracos e oportunidades são revistos.

• Tende a ser visto de modo diferente por cada organização, dependendo da cultura, da filosofia e do pessoal.

O Planejamento Operacional é o planejamento feito especificamente para cada tarefa ou atividade. Suas principais características são:

• Projetado para curto prazo, imediato.

• Preocupa-se com alcance de metas.

• Isoladamente envolve cada tarefa ou atividade.

Esse planejamento tem algumas questões básicas. Por que isso deve ser feito? O que deve ser feito? Onde devera ser feito? Quando devera ser feito? Quem deverá fazer? Como deverá fazer?

Essas perguntas são utilizadas para obter o alcance desejado dos objetivos.

O Planejamento Tático é o planejamento feito em nível departamental. Suas principais características são:

• Projetado para o médio prazo, anualmente.

• Envolver cada departamento, abrangendo seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos de cada departamento.

• Definido por cada departamento da empresa.

2.2.2 ORGANIAR

O processo de organizar é mais conhecido como processo de organização pode assumir vários significados na administração. Os mais importantes são:

• Organização como uma entidade social ou unidade, onde as pessoas interagem entre si para alcançar seus objetivos desejados.

• Organização como parte integrante do processo administrativo e como função administrativa.

Serve para agrupar ou estruturar todos os recursos humanos ou desumanos com objetivo predeterminado.

Técnicas de organização são usadas para se obter melhor estrutura da empresa, elas são:

• Estrutura hierárquica.

• Órgãos componentes da estrutura.

• Nomes dos ocupantes do cargo.

• Canais de comunicação que iram ligar os órgãos.

2.2.3 DIRIGIR

O processo de dirigir conhecido também como de direção tem objetivo de estabelecer a organização, fazer as coisas andarem e acontecerem.

Tem a função que refere as relações dos administradores e seus subordinados e dar instruções de como executa-los em direção aos seus objetivos a atingir.

Pode ser a nível global que abrange toda a organização, nível departamental que abrange cada unidade da empresa e a nível operacional que abrange as pessoas e suas tarefas.

Temos quatro princípios aplicados na direção:

1-Unidade de comando: cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas.

2-Delegação: compreende designação de tarefas, de responsabilidade, de autoridade.

3-Amplitude de controle: limite de posições que podem ser supervisionadas.

4-Principio da coordenação ou das relações funcionais: é uma ação onde harmoniza e capitaliza todos os esforços individuais em beneficio de obter algo em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com