TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Tese: A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  5.463 Palavras (22 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fixar e aprofundar conhecimento. Para executar esta tarefa que tem como tema “Analisando o Contexto Empresarial”, será abordado assuntos que auxiliam o profissional contábil em suas atividades profissionais.

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informação tributária, mas hoje em dia, é vista também como instrumento gerencial que auxilia os administradores no processo de tomada de decisões e cada vez mais, faz-se necessário, formar contadores com visão mais abrangente de gestores, onde possam contribuir para o desenvolvimento organizacional da empresa.

2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Sendo a Contabilidade, a ciência que tem como objeto de estudo o Patrimônio das entidades, está presente então em seu objeto de estudo todo e qualquer assunto inerente ao Patrimônio das Entidades, seja, eles financeiros, econômicos ou essenciais a gestão das informações a ele relacionado. Assim se a profissão contábil, foi e é exercida em sentido restrito, como temos, por exemplo, a simples escrituração fiscal por alguns profissionais, isso não é motivo ou razão para separar, entre profissionais ditos limitados, “Contadores”, e profissionais generalistas, capazes de gerar e gerenciar informações, “Controllers”. Além de provocar uma abertura desnecessária no mercado de trabalho, restrito por lei ao Contador à outros profissionais, como se não bastasse a invasão existente hoje, exclui o Contador do pleiteio de ocupar um lugar que sempre foi seu por direito, e isto tudo em função de alguns

profissionais quererem se colocar em posição superior aos demais companheiros de profissão.

Interessante, também, é o fato de que alguns autores, confusos ou mesmo sem entender o porquê ou significado da Controladoria, apenas substituem o termo Contabilidade e Contador, por Controladoria e Controller, respectivamente. A atual competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial, então, pouco importa a denominação dada ao profissional que exercerá o papel preponderante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão, o importante é que esse papel seja exercido por quem de fato tem as prerrogativas legais para isso, que no caso supra é o Contador.

O Processo de Tomada de Decisão é uma sequência lógica de etapas que informam como os gestores buscam as soluções para os problemas da empresa onde percorre algumas fases: definição do problema, obtenção dos fatos, formulação das alternativas, ponderação e decisão.

Em toda empresa temos uma Sistema de Informação Contábil-Gerencial que é composto por subsistemas do qual a Contabilidade é vista como um órgão administrativo que tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, sendo de sua responsabilidade atividades básicas de planejamento, controle, informação e demais funções empresariais.

Para ajudar a organização atingir seus objetivos surgiu a controladoria que combina técnicas de gestão empresaria com técnicas de contabilidade e de outros ramos de estudo. A controladoria é voltada

para eficácia da empresa e tem como missão zelar pela continuidade da empresa assegurando a otimização do resultado global.

Cada organização tem o seu modelo de gestão que determina como a empresa atua, enfrentam seus desafios, este modelo também determina uma estrutura organizacional que torna possível e correta delegação das atividades.

O gestor responsável pelo departamento de Contabilidade tem como principal função gerenciar um eficiente sistema de informação e fazer com que as atividades alcancem resultados superiores e que se trabalhem independentes. O contador tem ainda como tarefa manter o executivo principal da empresa informado sobre os rumos que ela deve tomar e quais os caminhos devem ser seguidos.

Pode-se dizer que um excelente sistema de contabilidade gerencial não vai sozinho garantir o sucesso nos mercados de hoje. Mas um sistema de contabilidade empresarial ineficaz pode minar o desenvolvimento de produtos, o aprimoramento de processos e os esforços de marketing. Onde um sistema de contabilidade empresarial prevalece, o melhor resultado ocorre quando os administradores entendem a importância da integração de todos os sistemas e criam subsistemas de informações personalizadas.

2.1 SUBSISTEMAS

Sistemas de informações personalizadas.

2.1.1 Orçado

O subsistema orçamentário é a resultante final de um processo muito abrangente e participativo da programação operacional, de produção, vendas, custos, despesas e investimentos que envolvem todos os setores da empresa.

2.1.1 Custos

O Objetivo do subsistema de custos é apurar os

custos unitarios dos productos fabricados pela empresa, e também os custos das atividades envolvidas na produção. O sistema de apuração de custos deve estar preparado para gerar e fornecer informações para o grande leque de necessidade de tomada de decisão. Para cada tipo de decisão há a necessidade de um tipo de custo.

2.1.2 Contabilidade

O subsistema de contabilidade geral do qual faz parte contabilidade societária e fiscal é o coração da contabilidade legal ou sistema de informação contábil, este subsistema quando bem estruturado facilita a construção dos demais subsistemas.

3. PROCESSO ADMINISTRATIVO

Administração é a arte de fazer coisas através de pessoas de maneira eficiente e eficaz. A administração seja ela arte, ciência, ou ambas é praticada a todo tempo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins, Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados.

Ao administrador cabe obter recursos internos e administra-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com