TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do gestor na motivação de seus colaboradores

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.954 Palavras (20 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 20

FAMA – ESCOLA SUPERIOR DE MARKETING

O PAPEL DO GESTOR NA MOTIVAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES

Andreza Araújo de Melo

Georgio Gaudêncio da Silva

Jessica Aline Farias Santos

Jéssica Priscila Arruda do Nascimento

Kizzy Lages Batista da Silva

Thiago Henrique de Souza Viana

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais as organizações necessitam cada vez mais das habilidades humanas para enfrentar a concorrência frente ao mercado. Diante disso, saber lidar com a diversidade social, econômica e cultural propicia à empresa grande vantagem competitiva. O estudo do comportamento organizacional compreende as relações de liderança estabelecidas entre indivíduos e grupos dentro das organizações de trabalho. É fato que o estudo do comportamento de cada indivíduo no trabalho é delicado e minucioso, porém a abordagem do comportamento organizacional observa com atenção as diferenças entre elas e tentam compreender suas relações.

A autoridade de um chefe torna-o um ditador e cria um abismo entre ele e seus colaboradores, que fazem apenas o necessário, em contrapartida existem menos desobediência. A flexibilidade e a tolerância de um líder criam seguidores, mas permitem o excesso de confiança entre alguns liderados que se sentem à vontade para desobedecer sabendo que provavelmente não haverá consequências pesadas. A importância desta analise possibilita trazer conhecimentos uteis para futuros gestores e os já existentes sobre o que se deve ou não aplicar ao dirigir uma equipe e que posturas podem ser tomadas. É consenso comum na opinião da maioria que uma equipe que tem um líder trará mais resultados do que aquela que possui um chefe.

Uma pessoa motivada tem energia para desenvolver tarefas de forma mais eficiente, Ray Kroc (1955), fundador do McDonald’s afirma que “se trabalha só por dinheiro nunca o vai conseguir, mas se gosta do que faz e coloca os clientes sempre em primeiro lugar, o sucesso será seu”. Assim, essa pesquisa investiga quais as formas de uma liderança motivar pessoas. Sabemos que a motivação é pessoal e intransferível, porém, como uma empresa faz para motivar equipes e conseguir colocar em prática suas propostas institucionais? Para responder tais questões buscamos pesquisar qual o papel da motivação no desempenho de funcionários e como essa motivação pode influenciar positivação seu desempenho profissional. Assim, nosso problema de pesquisa se descreve na preocupação de responder em que aspectos a liderança pode influenciar negativamente e ou positivamente a produtividade de equipes pela motivação no trabalho?

Na empresa os trabalhos são desenvolvidos pelas equipes e essas precisam compreender bem qual o objetivo institucional para progredir nos seus afazeres diários.

Equipe é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades. Para que um grupo se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade, elemento de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas, ou não. (ANTÔNIO, 2007, p.01).

O papel da motivação pode funcionar como uma energia impulsionadora dos afazeres pessoais e somados com os demais membros da equipe gera uma energia produtiva muito boa para o desenvolvimento dos trabalhos na empresa.

Observando atitudes de algumas equipes que apresentam membros satisfeitos e insatisfeitos que, estão submetidos à mesma chefia, onde alguns membros, cujo superior, independente de flexível ou autoritário, sempre mantém uma postura insatisfeita, trazendo resultados e influências negativas para o grupo. Assim, surgiu a necessidade de analisar e comparar as posturas dos líderes e chefes e verificar como uma gestão pode ser aplicada somando as características de ambos.

Diante disso, buscamos analisar o porquê de funcionários que estão sujeitos às mesmas condições, apresentarem resultados diferentes. Até que ponto a motivação direcionada pela mesma liderança atinge cada um dos membros da equipe? A investigação estuda como a motivação provoca nas pessoas energia suficiente para impulsionar a pró-atividade e a criatividade e que ainda assim, há membros da mesma equipe que não tem grandes desempenhos profissionais e se declaram estressados e desmotivados. Uma empresa para ter sucesso no que faz, precisa de uma equipe comprometida e atualizada sempre disposta a trabalhar em prol dos objetivos institucionais.

Esse estudo busca, principalmente, esclarecer as razões para os diferentes tipos de reações por parte de funcionários influenciados pela mesma liderança; analisando a relação existente entre as necessidades individuais de cada colaborador e a motivação do mesmo. Se for verdade que a motivação tem influência na produtividade, qual seria a contribuição das lideranças para motivar equipes a atingirem seus objetivos profissionais? Para reforçar nossa investigação, nossa pesquisa será indicada pelo objetivo geral: Analisar as diferentes reações dos funcionários diante da influência que o gestor direto exerce sobre eles. E como objetivos específicos: Discriminar a relação entre as necessidades individuais e a motivação; listar as políticas de motivação da organização que tem como perfil a motivação de equipes e identificar quanto o nível de satisfação dos colaboradores em relação às condições de trabalho pode influenciar nos resultados dos trabalhos da equipe.

A relevância deste trabalho se reflete na abordagem sobre motivação de líderes dentro das organizações privadas, buscando mostrar a importância da motivação e desempenhos de gestores no cotidiano da empresa, explorando a necessidade de um bom líder para o crescimento organizacional, observando os relacionamentos estabelecidos entre os gestores e funcionários, avaliando os resultados positivos e negativos, dando ênfase à importância dos colaboradores para o sucesso da instituição e as ações desenvolvidas pelos gestores para a motivação da sua equipe.

É importante compreender que liderar não é uma ação isolada, precisa de pessoas com objetivos comuns. O ato de liderar nos convida a investigar como tal ação ocorre e como uma pessoa pode chegar à liderança. O gestor de pessoas tem hoje na empresa uma função importantíssima e cabe a ele o sucesso do empreendimento da organização. Assim, como se tornar um gestor de sucesso? Como liderar equipes? São questionamentos que buscaremos estudar no presente artigo que se justifica pela necessidade de melhor compreender em como uma gestão pode ou não ser bem-sucedida e quais as consequências para a empresa que investe erroneamente em seus gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (505.7 Kb)   docx (239.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com