TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do líder na organização

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

O PAPEL DO LÍDER NA ORGANIZAÇÃO

Ariel Martins Correa

Dalth Mikahelen Campos Silva

Elizangela Souza Oliveira

Gleice Oliveira do Nascimento

Jose Anjos Rocha Junior

Manoel Alan Gomes de Souza

Taiana da Costa Oliveira

                                             Jercinita Rodrigues Damasceno

Modelo de Liderança

Unip

                                                    19 de Agosto de 2015

RESUMO: As organizações de hoje e futuras precisam de líderes preparados para desafios e conjuntamente a sua equipe, pois será de suma importância ao saber liderar e excer influência, guiar, orientar, consiste dentro de uma empresa o líder ter habilidades em desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. A atuação tem que ser de forma estratégica é divisão sistêmica do processo de gestão, põe em pratica a visão compartilhada através da boa comunicação eficaz (como o escuta atentos) o líder precisa ter autoconfiança e acreditar em sua equipe afim de não estabelecer uma dinâmica entre seu discurso e sua pratica. Portanto, o coaching é um processo com etapas, que ajuda as pessoas a focarem e atingirem suas metas em nossas vidas, pessoal, carreira, empreendimentos ou organizações. Através deste os clientes aprofundam seu aprendizado, melhoram suas performances e suas qualidades de vida pessoal.

 

Palavras chave: Influência, Sucesso, Coaching.

1. INTRODUÇÃO

Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, influenciando sua equipe e motivando o crescimento da organização, usando ferramentas como coaching que ajude a empresa crescer lucrativamente. O desempenho e o bem estar faziam parte de uns conceitos que até alguns anos era considerado antagônico, no entanto, aos poucos, felizmente, isso foi se modificando, as empresas se humanizaram, e passaram a dirigir holofotes para o capital humano, assim que perceberam que são pessoas que fazem a diferença e que esse capital não lhe pertence, apenas esta a sua disposição, enquanto for capaz de gerencia-lo de maneira eficaz. O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto o desempenho do profissional e suas buscas pelas inovações.

Percebemos que o colaborador põe a disposição da empresa o melhor de suas potencialidades quando esta motivado e influenciando por um bom líder,  eles percebem que o ambiente organizacional oferece condições para que ele realize seus desejos de ser ativo e participativo, de poder fazer escolhas e assim desenvolver suas competências dentro da organização.

2. O PAPEL DO LÍDER NA ORGANIZAÇÃO

O papel do líder na organização é imprescindível, uma vez que se faz necessário que a empresa tenha um caminho a percorrer em busca de objetivos satisfatórios. Portanto, o líder faz a integração dos liderados na execução dos seus trabalhos, favorecendo uma aprendizagem mais consistente, significativa e se aproximando da realidade da organização, tornando suas tarefas dinamizadas.

Dessa forma, a organização precisa redimensionar suas atividades, a fim de promover a interação entre os liderados e os líderes, melhorando e propiciando uma relação de diálogo, debates sobre determinados temas referentes á organização de maneira a incentivá-los para um comportamento social e baseado na ética profissional.

Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Além de pessoas, ela utiliza outros recursos, como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimentos. “(Maximiano)”.

É preciso comunicar-se diretamente com a equipe. Ao perceber que o líder é uma pessoa comprometida e que se preocupa em delegar tarefas de uma forma clara e objetivas, a equipe torna-se mais confiante. Nesse sentido, as lideranças devem buscar estrategicamente desenvolver equipes de alto desempenho que sejam capazes de assumir tarefas e ter competência suficiente para realizá-las com foco nos objetivos organizacionais. Diante das mudanças nos mercados em que a competição é altamente acirrada, faz-se necessário que os líderes das organizações encontrem caminhos para desenvolver o potencial das pessoas no ambiente organizacional.

2.1 CHAVES DO SUCESSO

Com as organizações se desenvolvendo em termos estruturais e tecnológicos, as mudanças e o conhecimento são novos desafios que exigem uma nova postura do líder dentro das organizações, portanto, a liderança passa a ser a chave de sucesso no processo organizacional, pois através das pessoas que a organização ira conseguir alcançar seus objetivos e metas.

É importante ressalta que o bom líder sabe reconhecer a ordem dos processos, portanto, o líder que faz a diferença preocupa-se em mostrar como as coisa são feitas, mostrando também os processos da ética, e principalmente, o fator de maior sucesso que é a preocupação com o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações, tornando-os mais autônomos e mais conscientes de suas responsabilidades.

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidade extraordinárias em pessoas comuns.”. (Abraham Lincolin).

O líder como peça de sucesso deve ser capaz de criar um ambiente saudável, bem como interdisciplinaridade e dinâmica com todo o grupo de trabalho, fazendo com que sua equipe esteja focada nos objetivos a serem alcançados pela organização, a fim de exercerem as atividades que lhes forem determinadas com eficiência e eficácia, contribuindo diretamente para o conhecimento e sucesso da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com