TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento é uma ferramenta da administração

Por:   •  6/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Renan de Souza Alano

Jane Elisabeth Kammer Pinheiro

  1. INTRODUÇÃO

          O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso na gestão empresarial. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o planejamento organizacional e sua importância administrativa para as empresas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          O planejamento como função administrativa determina de forma antecipada o que deve ser feito, e o que devemos ter como objetivos. Também muito importante para a definição de objetivos e metas para a organização. De forma simplificada o planejamento é o ato de planejar, é o onde, como e quando planejar e determinar os meios e fins.

          Para iniciarmos um plano organizacional devemos ter de forma clara os objetivos, para assim estabelecermos as metas. Também esclarecer os meios para sua realização, sejam humanos, financeiros, tecnológicos, entre outros.

          Quando se pensa em administrar é preciso se ter em mente uma das primeiras funções da administração que é o planejamento, tendo em vista que é essa ferramenta que determina aonde a empresa quer chegar. Chiavenato (2004)

          O planejamento é necessário para uma tomada de decisão inteligente, para o momento atual e para se preparar para o futuro.

O planejamento estratégico é o processo de elaboração da estratégia, projetando os objetivos e resultados esperados a longo prazo; [...] A elaboração do planejamento envolve os processos de análise do ambiente e da organização. Geralmente, os altos executivos da empresa são os responsáveis por sua elaboração (RIBEIRO, 2010, p.8)

          A eficácia do planejamento por sua vez começa com o estabelecimento de objetivos e com a definição de planos para alcançá-lo. Dessa forma, torna-se importante estabelecer a abrangência dos objetivos organizacionais, assim como a abrangência do planejamento.

Seguindo a mesma linha hierárquica de abrangência, os objetivos e o planejamento existem em três níveis distintos: Estratégico, tático e operacional.

“No topo da hierarquia das metas está a missão – a razão de existir de uma organização. Esta descreve os valores, aspirações e a razão de ser da organização” (DAFT, 2006, p.15,)

Figura 1–Formulação da estratégia organizacional Fonte: CHIAVENATO, 2010

[pic 2]

          A imagem mostra um passo a passo do que deve ser analisado para um planejamento organizacional de qualidade, mostrando o que fazer, definir a missão que almeja cumprir, ter de forma clara a visão que a empresa tem de si mesma, fazer uma análise das oportunidades e ameaças do ambiente, assim como identificar suas próprias forças e fraquezas, para então definir sua estratégia organizacional da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com