TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do planejamento financeiro nas organizações como uma ferramenta necessária para o crescimento, fortalecimento e existência

Artigo: Importância do planejamento financeiro nas organizações como uma ferramenta necessária para o crescimento, fortalecimento e existência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do planejamento financeiro nas organizações como ferramenta necessária ao crescimento, fortalecimento e existência. Ao estipular os objetivos da empresa, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa.

Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, a função do planejamento financeiro, os modelos e estruturas do planejamento, previsão de venda, planejamento do lucro, planejamento estratégico empresarial, modelo de planejamento estratégico e o orçamento de caixa.

A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

ADMISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

A prática do orçamento é tão antiga quanto os homens, segundo Lunkes (2007), na era pré-histórica, os homens das cavernas em épocas de inverno, previam a necessidade de comida para passar o período, desta forma, desenvolveram práticas antigas de orçamento.

Da história do orçamento empresarial, Lunkes (2007) aduz que o orçamento empresarial teve sua origem na administração pública e foi em Du Pont, nos Estados Unidos, em 1919 que foi utilizado pela primeira vez como instrumento de planejamento e controle das operações empresariais.

O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiramentão o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com