TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O poder da midia

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O Poder da TV e dos jornais conduzem a massa para onde e quando querem?

Podemos afirmar que as mídias influenciam e muito a população, pois assistir televisão, navegar na internet, usar o celular, tudo isso faz parte da rotina diária das pessoas, assim, os meios de comunicação conseguem induzir o modo de agir, de pensar, de falar e até mesmo definir estilos, bordões e discussões sociais.

Mas será que na Idade Média era assim?Ou seja, os meios de comunicação existentes à época conseguiam também manipular as massas?

Os jornais, que começaram a ser impressos em 1440, quando Gutemberg inventou a tipografia, já iniciaram sendo manipulados pelo poder da época ( somente pessoas com recursos financeiros abastados ). Mas e a grande massa?

A população daquela época era controlada pela Igreja Católica, onde a vida cotidiana era toda impregnada por rituais católicos. Era a igreja quem representava a segurança para a população medieval e dessa forma comandava o povo.

Francis Bacon, em 1626, ainda na Idade Média,  criticava o saber contemplativo e desinteressado, saber esse contido nas  idéias dos Ídolos e das falsas noções. Ele, Francis Bacon,  via no conhecimento científico a suprema finalidade de servir ao homem e propiciar-lhe poder sobre a natureza.

É fácil perceber as relações produzidas a partir desses conceitos, saber e poder, poder e manipulação, pois são os que fortalecem e perpetuam o “poder”. Poder esse político, econômico e social, ou seja, para que haja a liberdade da influência dos meios de comunicação, é necessário que haja libertação dos ídolos provenientes da nossa mente (ídolos das cavernas e das tribos), que são ideias que nos impelem  a interpretar a realidade a nossa vontade, aos pré juízos. Também é igualmente necessário  a libertação dos ídolos  provenientes de fora ( ídolos do foro e do teatro), que são as ideias  provenientes das relações entre as pessoas,  que obscurecem e confundem o entendimento real das situações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Araujo, João Fernando – Os ídolos de Francis Bacon – Revista eletrônica USP, volume IX, páginas 1 a 9, outubro de 2005.

Correa, Fabricio – O poder da mídia sobre as pessoas

Fernandes, Marcos;  Fernandes Renata – Comum – Rio de Janeiro – V11 – nº 26, p.145 a 168, janeior / junho de 2006.

Lima, Christiane – A mídia em nossas vidas - Texto publicado no Jornal “Washington Post”, disponível em <http://elo.com.br/portal/colunistas/ver/230989.html>, Acesso em: 20/02/2014.

Marçal, Vicente – Teoria do Conhecimento na Modernidade: Um percurso Teórico, disponivel em <http://academia.edu/3334125/A_Teoria_do_Conhecimento_na_Modernidade_Um_Percurso_Teorico> , Acesso em 19/02/2014.

Rego, Francisca et al. - O Poder da Televisão Sobre as Pessoas, Lato & Sensu, Belém, v.2, nº 4-10 , dez, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com