TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principio

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA – CAMPUS ANCHIETA

ADMINISTRAÇÃO – 3BN

Evelyn Alves Margarida – Ra: 8409116893

Francisa Michelly Frabetti Rocha – Ra: 8097896339

Laressa Zaffani Frabetti Campos – Ra: 8093898539

Leandro de Jesus Chano – Ra: 8404119053

Orlanda Cecília Da Silva Garcia – Ra: 8098928050

ATPS – ETAPA 1 E 2

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Profº  Vanderlei

São Bernardo do Campo

Março de 2015

AS EMPRESAS

Uma empresa é uma organização econômica, civil ou comercial que oferecem bens ou serviços, esta integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, contratam pessoas, requerem recursos e para gerenciar seus processos e os resultados das suas atividades, necessitam de um administrador, essas empresas estão principalmente focadas em seus lucros.

As empresas se tornam diferentes entre si, pois seus princípios e valores mudam constantemente então pode-se dizer que as organizações atuais são diferentes das organizações mais antigas, as mesmas assumem riscos para alcançar suas metas, são dirigidas por uma filosofia, são avaliadas sob um ponto de vista contábil e sob um ponto de vista social, as empresas devem ser reconhecidas como negócios e constituem propriedade privada.

Atualmente as empresas precisam se adaptar ao mercado por este motivo também são consideradas sistemas abertos, pois esta sempre em integração com o meio ambiente interno e externo, seja com fornecedores, clientes, concorrentes e outros agentes externos, assim recebendo informação, recursos econômicos, recursos materiais entre outros, conseguindo assim transformar esses recursos em serviços que são exportados para o seu meio.

Para que possam manter os lucros, atingir metas, entre outras atividades empresariais é necessário uma pessoa que exerça uma atividade econômica, que possua conhecimentos na área da administração, como por exemplo, na parte financeira, marketing, em alguns casos é o próprio dono da empresa, esta pessoa é denominada como empresário.

Também podem contar com o gestor que tem como principais características por ser o responsável por dirigir os recursos disponíveis, podendo ser; gestor financeiro, administrativo, produtivo entre outras, ele gerencia, determina, representa e conduz uma entidade, sua função é garantir a funcionalidade das tarefas e das empresas, garantindo a lucratividade da empresa e maximizando os resultados. Também é responsável por equipes, gerindo pessoas. Comandando determinado departamento de uma organização. Ele define as estratégias para atingir as metas da empresa, passando para sua equipe qual objetivo a ser alcançado.

Um bom gestor ou um gestor de sucesso tem de possuir basicamente três habilidades essenciais, sendo elas: Habilidades Técnicas: que se caracterizam pelo conhecimento, técnicas, métodos e equipamentos utilizados para tarefas especificas, com base em tudo o que foi aprendido durante sua experiência acadêmica e baseando-se em seus conhecimentos e experiências que conseguiu ao longo da sua vida profissional. Habilidades Humanas: é a capacidade trabalhar com outras pessoas, esta habilidade se demonstra pelo modo como o gestor se comunica com as pessoas, incluindo sua capacidade de coordenar, liderar, entendê-las e motivá-las, assim construindo talentos e equipes, sem essas habilidades o gestor não conseguira um resultado de sucesso. Habilidades Conceituais: que proporcionam idéias globais e conceitos, valores e princípios que possibilitam saber onde se quer chegar, para assim definir o comportamento e as ações futuramente necessárias, é a capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos, de diagnosticar e resolver problemas, uma visão futura e antecipada para gerar idéias e inovar.

Além de um ótimo gestor, um empresário competente e um administrador eficaz e eficiente, a empresa precisa determinar o seu publico alvo e sua missão que é a razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa existir, o tempo que esta atua ou poderá atuar no futuro. Visão é onde ela almeja chegar, qual seu objetivo. Valores: esses são os princípios, ideais de comportamentos que determinam como ocorre a gestão de uma empresa e devem ser considerados como exemplo para seus clientes, fornecedores entre outros, por exemplo: ética, comprometimento, responsabilidade, eficiência. Esses “princípios” têm que ser traçados para que os objetivos da empresa possam ser alcançados através de estratégias, entre tantos outros meios para poder atingir suas metas.

Com tudo para que possamos realizar as mudanças necessárias na cafeteria Coffee Break, é necessário estabelecer três pontos importantes como a missão, a visão e os valores da empresa, para que se possa traçar os objetivos e os caminhos que traçaremos para então alcança-los.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


CONHECIMENTO E DECISÕES

De acordo com Alexandre Freire ter um bom conhecimento é importante para as empresas, e devemos sempre investigar essas informações se são necessárias ou desnecessárias para poder agregar na organização, com essas novas tecnologias as empresas nos dias de hoje exige que sejam eficazes e inovadoras e para isso as organizações devem oferecer uma cultura de aprendizado para seus colaboradores, pois este conhecimento começa a partir do individual para o organizacional, isto é quanto mais informações é melhor para empresa no mundo competitivo nos dias de hoje, e com essas novas  tecnologia, podemos modificar o planejamento da empresa agregando novos conhecimentos e idéias, e assim sair da concorrência e com esses novos conhecimentos ter soluções e lógicas rápidas para solucionar qualquer tipo de problema.

Para uma empresa se manter no marcado competitivo uma de suas estratégias é observar empresas do mesmo segmento que já estão consolidadas no mercado e usar como referência alguns métodos que poderá fazer total diferença no processo de desenvolvimento da empresa, pois é necessário conhecer seu concorrente para concorrer diretamente com ele e adotar melhorias significativas na gestão. Vemos que a escassez de conhecimento do proprietário esta afundando a empresa, com tomada de decisões sem planejamento, e sem informações. Como consultor, tenho a necessidade de informá-lo quanto as suas falhas, e mostrá-lo que sua participação inclui dar atenção aos seus funcionários e aos clientes, utilizar melhor o espaço da cafeteria, cortar gastos e contratar funcionários para determinadas funções, encontrar novas receitas para o cardápio, e aprimorar suas habilidades pessoais e interpessoais para facilitar o trabalho em equipe, e agregar valor ao negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com