TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que a gestão por Liderança Servidora traz de benefício as organizações

Por:   •  29/4/2019  •  Monografia  •  5.839 Palavras (24 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 24

FUNDAÇÃO MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MBA EM GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE PROJETOS[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Belo Horizonte 2014


[pic 2]

ANTÔNIO EMANUEL LOBO CARVALHO

O QUE A GESTÃO POR LIDERANÇA SERVIDORA TRAZ DE BENEFÍCIOS AS ORGANIZAÇÕES?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pós Graduação em Gerenciamento Estratégico de Projetos da Fundação Mineira de Educação e Cultura, como requisito para obtenção do título de MBA Gerenciamento Estratégico de Projetos.

Professor Orientador: Renato Ávila Soares de Souza

Professor Colaborador: Roberlei Paisewincz

Belo Horizonte 2014


RESUMO

A liderança servidora não se trata de uma inovação em termos de liderança. A interpretação do termo liderança servidor, apresenta um sentido dialético que depende da forma de como recebe as pessoas. A humildade é um ponto chave para o líder servidor se relacionar com os seus liderados, a humildade atrelada ao respeito e a transparência nos seus atos, é importante o líder servo ter um conhecimento, cada vez mais profundo de si. O artigo tem por tema “O que a gestão por Liderança Servidora traz de benefício as organizações?”. O estudo pretende buscar abordar as diferenças entre a interpretação do poder da liderança servidora e da liderança tradicional. Na sequência, busca contextualizar diversos aspectos a respeito da liderança servidora, apresentando vários exemplos de liderança e teorias. Ressaltando a importância de treinar a si próprio para ser líder de você mesmo, de forma a estar preparado para a condição de exercer o importante papel de servir.

PALAVRAS CHAVE: Liderança Servidora, Liderança Tradicional, Servir.

ABSTRACT

The servant leadership is not about an innovation in terms of leadership. The interpretation of the term leadership server presents a dialectical sense that depends on how people receive. Humility is a key point for the leading server relate to their followers, linked to the respect humility and transparency in their actions, it is important to have a servant leader, ever-deeper knowledge of themselves. The article has the theme "What management by Servant Leadership brings benefit organizations?" The study will seek to address the differences between the interpretation of the power of servant leadership and traditional leadership. Following, seeks to contextualize various aspects about servant leadership, presenting several examples of leadership and theories. Underscoring the importance of training himself to be a leader of yourself, so be prepared for the condition of exercising the important role of serving.

KEY WORDS: Servant Leadership, Traditional Leadership, Serve.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        05
  2. CONTEXTUALIZANDO   OS   ESTILOS   E   COMPETÊNCIAS   DE   UM  LÍDER        06
  1. Liderança tradicional        06
  2. Um jeito inovador de liderar no contexto das organizações atuais        07
  3. Desenvolvendo competências de liderança        10
  4. A Liderança Servidora exercida por Jesus Cristo        12
  5. As características do Líder Servidor        14

5 CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Bergamini “A Liderança é um assunto que sempre despertou interesse. Tanto que especulações em torno dela remontam desde a “A República”, de Platão, e mesmo aos diversos livros do Antigo Testamento da Bíblia, passando por vários autores e obras ao longo dos séculos” (Bergamini, 1994, p. 23).

Segundo Chiavenato (2000) o estudo da Liderança começou a ser enfatizado na Teoria das Relações Humanas que constatou a influência da Liderança sobre o comportamento dos funcionários, nas pesquisas realizada por Elton Mayo e seus colaboradores. Contrariando a essa idéia proposta nas Teorias clássicas, que evidenciava o uso do poder, como método de comando, para seus funcionários “seres irracionais”.

Para Caravantes (2005, p. 387) liderança é “o uso da influência para motivar os colaboradores a alcançarem os resultados organizacionais desejados”, essa extensão aplica-se em “criar uma cultura e valores compartilhados comunicando os objetivos a todos os colaboradores”, para que os alcancem e favorecendo um desempenho de alto nível.

De acordo com Aguiar (2005, p. 383), “o conceito de líder envolve, portanto, a aceitação voluntária de sua autoridade pelos demais membros, assim como o reconhecimento de sua contribuição para o progresso do grupo”. Para Lino e Silva (2011), a liderança não é imposta pelo uso do poder ou de uma estrutura organizacional, o líder somente é considerado, líder se os liderados tiverem o livre-arbítrio de escolher.

A Liderança Servidora forma uma base de princípios básicos e elementares que faz do líder um servidor focado no propósito de servir as pessoas. Este novo perfil faz do líder servidor um perfil procurado pela organização (LINO E SILVA, 2011). O maestro de uma orquestra exerce um papel semelhante a de um líder, onde ele orienta a sua habilidade de forma constante, para dar o ritmo e não mais em impor limites e obstáculos aos seus colaboradores. Nas organizações os conceitos de liderança servidora estão cada vez mais amplos, é uma gestão que lida de forma legítima dos seus colaboradores sem deixar de atingir os requisitos dos objetivos organizacionais,


buscando servir a ambos. Para que as metas sejam atingidas, precisamos cada vez mais mantermos nossos liderados motivados. Para que isso ocorra é necessário, todos os envolvidos nessa missão estarem imbuídos em prol de um só objetivo. Para isso é necessário estar equilibrado espiritualmente.

O líder servidor tem uma visão diferenciada do homem convencional, para isso ele busca constantemente atingir o seus objetivos, através de um intenso desejo de realização e de ser. A liderança servidora é um novo conceito de poder que abrange valores organizacionais diferentes dos praticados de praxe nas empresas. Ela integra a comunidade, a família e o trabalho, buscando humanizar a organização, fazendo que ela se torne um meio de auto realização e de crescimento pessoal. O papel exercido pelo líder servidor é extremamente desafiador e exigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com