TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que pode ser utilizado na INOXEL?

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Em uma analise minuciosa verificamos a necessidade da implantação de um sistema de gestão na empresa INOXEL ,e foi também verificado uma necessidade de mudanças, de alguns setores como no setor administrativo e necessário a  contratação de um gestor da qualidade que vai monitorar, medir os processos e implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua dos processos. E no setor operacional verificamos a necessidade de implementar procedimentos e documentos requeridos pela norma ISO 9001:2000.

O que pode ser utilizado na INOXEL?

Pode se implementar na INOXEL o Modelo de Excelência de Gestão®(MEG) para se gerir e organizar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma instituição através de técnicas adequadas. Então podemos dizer que Modelo de Gestão é o gerir através de um exemplo já existente realizando apenas as modificações necessárias para a necessidade de cada organização.


Como a área de atuação da empresa acaba tendo um impacto ambiental, podemos também implementar a ISSO 14001, ela nos mostra o que deve ser feito para estabelecer o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), a norma é desenvolvida com o objetivo de criar equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental.


Com um bom planejamento e uma boa gestão pode se tornar um fator de sucesso para as organizações, já que a grande maioria delas além de visarem os lucros busca uma forma cada vez mais eficiente de redução de custos.


A gestão deve ser feita de forma que o administrador, através dos recursos que forem disponibilizados, faça com que a empresa alcance seus objetivos e atenda as necessidades de seus clientes internos e externos.

O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho alguns exemplos de fundamentos de excelência são:

• Pensamento sistêmico

• Aprendizado organizacional

• Cultura de inovação

• Liderança e constância de propósitos

• Orientação por processos e informações

• Visão de futuro

• Geração de valor

• Valorização das pessoas

• Conhecimento sobre o cliente e o mercado

• Desenvolvimento

• Responsabilidade social


Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando assim mais competitiva.


O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão® é explicado pelo conceito do PDCL. O Modelo pode ser entendido segundo esta lógica: o direcionamento da organização, dado pela Liderança, ouvindo os clientes e a sociedade, é definido por meio das Estratégias e Planos; a sua implementação é realizada por meio das Pessoas, utilizando-se dos Processos existentes na organização; e todo esse ciclo, ao ser executado, deverá conduzir a Resultados, que devem ser analisados e entendidos, gerando Informações e Conhecimento para serem utilizados no processo de tomada de decisão, gerando um novo ciclo de gestão.


Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?


Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. São oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados


Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à Inoxel?


O “MEG”, pois permite que vários elementos de uma organização possam ser implementados e avaliados em conjunto de forma interdependente e complementar.

Impactos ambientais

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para

adequar esse impacto

Custo/Beneficio

Emissão de ruídos

Controle dos ruídos atraves de um programa de manunçao

Menor índice de trabalhadores com problemas auditivos e menor poluição sonora ao meio ambiente.

Resíduos químicos

Armazenamento dos efluentes gerados para comercializá- lo posteriormente gerando recursos

Menor gasto com compra de produtos e melhor segurança a saúde do trabalhador.

Riscos Biológico

o desenvolvimento de atividades com a segurança adequada, seja para proteção
da saúde ou proteção do meio ambiente

Menor índice de trabalhadores contaminados e meio ambiente sadio.


TERCEIRIZAÇÃO



A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da Empresa definidas como Atividade-Meio,

deve-se analisar criteriosamente o contrato social ao definir acertadamente a atividade-fim...
A CLT, no art. 581, § 2º, supõe que se entende por atividade fim a que caracteriza a unidade do produto operação ou objeto final, exclusivamente em regime de conexão funcional.
É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final , ou seja a atividade fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com