TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é burocracia ?

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

BUROCRACIA

A Burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. Burocracia é muito utilizado na sociologia das organizações para abordar estruturas de organização compostas por regras, procedimentos, divisão de responsabilidades, especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

A burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes.É um conceito relativo ao predomínio desproporcionado do aparelho administrativo no conjunto da vida pública ou dos negócios privados. Uma organização que é burocrática é guiada por princípios que conduzem o negócio com base no conhecimento empírico, atentando para o dever, a autoridade e os meios de coerção de cada funcionário,baseada em regras e procedimentos regulares ,onde cada individuo possui sua especialidade,responsabilidade e divisão de tarefas.Esta também concentrado a impessoalidade,a administração,as diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia.Max weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho ,hierarquia,impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário . Entretanto cada funcionário está inserido em uma posição da escala hierárquica que deve ser respeitada. Só que ao mesmo tempo em que esses funcionários não são detentores dos recursos, eles também não são responsáveis pelo uso dos mesmos. O escritório não pode ser apropriado pelo encarregado e a renda é separada dos negócios privados. Por isso, todo o processo é conduzido por documentos escritos. Cabe ao funcionário, após ser nomeado para o cargo, apenas exercer a função delegada de acordo com suas qualidades técnicas. O que é recompensado por um salário regular dotado de um plano de carreira para toda a vida. O funcionário deve abrir mão de seu julgamento quando estiver cumprindo com seus deveres oficiais e determinações de autoridades da escala hierárquica.

A burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com