TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é etnocentrismo

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Homem e Sociedade                                                Prof° Edgar

Administração

Turma: 01/ AD1A17

Nome: Maine Sharon do Nascimento Batista                  RA: C502AD1

 

Principais conceitos apresentados

O autor Everardo Rocha, no primeiro capítulo já transmite para nós o significado O que é Etnocentrismo, então ele no diz que é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.

Segundo ele o etnocentrismo acontece quando há culturas distintas convivendo um com os outros. Vendo as diferenças um dos outros começam a ter  juízos de valores em relação aos costumes dos outros.  E também busca a entender as diferenças através de uma visão antropológica.

Ele  defini um de seus conceitos um pano de fundo entre o eu e o outro, portanto se nos deparamos com um grupo social diferente, geramos um conflito intelectual que fere nossa própria identidade cultural, ou seja, não é aceito pelo grupo  eu.   “Eu” (aquele que compartilha muitas vezes da mesma maneira, atribuindo significados comuns e agindo de forma semelhante) se depara com outro grupo do “outro” do “diferente” (que age de uma maneira totalmente diferente da minha, mas ainda é preciso entender que este grupo existe e vive a sua maneira) ocorre então um choque que  gera o etnocentrismo, a partir do momento que constata-se as diferenças e estas de certa forma se colocam ameaçadoras uma vez que ferem nossa própria identidade.

 Conforme o autor, não é propriedade de uma única sociedade, mas se faz uma atitude que é encontrada tanto na história das sociedades, como está presente em nosso cotidiano. No etnocentrismo, quando tem a  mesma atitude informa os diferentes grupos. Cada um traduz  do jeito da sua própria cultura o significado dos objetos cujo sentido foi forjado na cultura do “outro”. O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura, do “outro” nos termos da cultura do grupo do “eu”.

E por fim deu se a entender a termino de ler o livro que o conceito de etnocentrismo é que consiste em menosprezar a cultura alheia com base da sua cultura, dessa forma o individuo passa a achar os seus modos corretos e não aceita a diversidade cultural como certa.

 

Como você percebe o Etnocentrismo no seu cotidiano?

O etnocentrismo no nosso cotidiano  mostra muitas coisas dentre umas  a xenofobia, preconceitos contra estrangeiros, ou  pessoas de outra origem. Muitas pessoas julgam as outras antes de conhecê-las, o que eu acho que é muito errado, pois não devemos tratar os outros como não queremos ser tratados. Temos também o preconceito contra a religião, eu só acho que cada um segue a religião que quiser e que placa de igreja não implica em nada.

Outro fator é o preconceito de classe social, um exemplo aqui na faculdade  mesmo como vemos o grupo de odonto não se mistura com outro, “ é o que eu vejo”. Tanto na faculdade ou escola sempre vai haver esse tipo de preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com