TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é gestão de projetos

Por:   •  2/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Ao estudar o tema “gestão de projetos”, precisa-se entender a definição do termo “projeto” segundo o conceito detalhado do PMI – Project Management Institute, instituto conceituado no mercado referente ao assunto.

Cada projeto tem um objetivo bem definido quando criado, e suas definições como: clientes, produtos, localização e outras características o fazem tornar único. Projeto se defere de operações regulares por não ser utilizado em série, como linha de produção, vale ressaltar que nem sempre um novo negócio é um projeto.

A criação de um novo produto ou negócio deve conter um desenvolvimento detalhado contendo todas as informações necessárias para que se possa lançá-lo no mercado, exigi uma pesquisa de oportunidade, de riscos, de ameaças, pontos fortes e fracos, um planejamento completo.

Nesse caso o projeto é a criação desse documento, o levantamento e a organização dessas informações, pois ele tem tempo determinado para seu início e fim, ao contrário do negocio que sua existência tem tempo indeterminado.

Para que se possa compreender melhor vejam-se os exemplos de projetos: construção de uma casa; desenvolvimento de software; a organização de um evento; construção de um móvel por encomenda; implantação de uma nova linha de produção na fabrica; realização de uma viagem; escrever um livro; criar um documento; executar uma peça de teatro; Entre outros vários que poderiam ser citados.

Projetos e negócios possuem características distintas, porém bem definidas. Cada projeto possui uma criação única que depende do tipo e da área de atuação.

Com os exemplos dados de gestão de projetos e suas características bem definidas pode-se compreender e discutir o assunto independente da área de atuação.

O que é Gerenciamento de Projeto?

É conduzir um projeto de sucesso do início ao fim, é necessário ter conhecimento e realizar um planejamento das atividades que serão desenvolvidas por etapas.

Projetos são gerenciados por pessoas que muitas vezes usam técnicas e práticas adquiridas com experiências pessoais vividas ao decorrer do tempo ou utilizam ferramentas disponibilizadas como a Microsoft Projetct, sendo ele muito usado em diferentes áreas de atuação em todo o mundo.

Através do PMI foi possível consultar em um só lugar as melhores práticas utilizadas em projetos de diversos tamanhos e de diferentes áreas o PMBOK – Project Management Body of Knowledge.

O PMBOK é uma ferramenta moderna que forma um conjunto de técnicas de gerenciamento de projetos aceito mundialmente, é composto por cinco fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

Aderindo essas técnicas o projeto diminui o risco de atraso na sua conclusão, fato que acontece com freqüência, em contrapartida ele aumenta a possibilidade do projeto ser finalizado alcançando seus objetivos iniciais, atendendo aos prazos e custos estipulados no seu planejamento.

O PMI organizou os processos de trabalho em nove áreas do conhecimento, sendo uma delas a gestão do escopo que é a direção e descrição dos processos, das atividades que serão desenvolvidas no projeto.

Gestão de custos é a descrição de toda a parte financeira do projeto, criando planilhas com estimativas dos custos que serão necessários para a realização do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com