TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é metodo, teoria é técnica ?

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 5

O que é método, teoria e técnica?

Para Bourdier, o campo científico, enquanto sistema de relações objetivas entre posições adquiridas (em lutas anteriores), é o lugar, o espaço de jogo de uma luta concorrencial. O que está em jogo especificamente nessa luta é o monopólio da autoridade científica definida, de maneira inseparável, como capacidade técnica e poder social; ou, se quisermos, o monopólio da competência científica, compreendida enquanto capacidade de falar e de agir legitimamente (isto é, de maneira autorizada e com autoridade), que é socialmente outorgada a um agente determinado. Segundo Malinowski em qualquer ramo do conhecimento, os resultados de uma pesquisa científica devem ser apresentados de maneira totalmente neutra e honesta. Se pensarmos na ciência histórica, nenhum autor esperaria ser levado a sério se envolvesse as suas fontes em mistério e falasse do passado como se estivesse adivinhando.

Para Bourdieu, a teoria da ciência e de suas transformações predispõem-se a preencher funções ideológicas nas lutas dentro do campo científico (ou nos campos que pretendem a cientificidade, como o das ciências sociais) porque elas universalizam as propriedades ligadas a estados particulares desses campos. Para Campos, devemos ter em mente que o quadro teórico será composto por todos aqueles autores e conceitos que nos norteiam o pensamento e, espera-se, continuarão a fazê-lo ao longo da pesquisa. Não que as discussões historiográficas não sejam bem vindas; muito antes pelo contrário, elas só enriquecem a inserção da pesquisa a ser feita num debate maior, no âmbito historiográfico, além de mostrar aos avaliadores a seriedade do trabalho que se apresenta. Segundo Lakatos o critério universal para a avaliação de teorias segue-se de seu princípio de que “a metodologia dos programas de pesquisa científica é “mais adequada para a aproximação da verdade em nosso universo real que qualquer outra metodologia”.(Lakatos e Musgrave (1974), p. 93.)

Para Bourdieu método é a prática de sondagens com amplas amostragens, as operações de análise estatística dos dados e formalização dos resultados, instaurando, como medida de toda prática científica, o padrão mais favorável às suas capacidades intelectuais e institucionais. Reciprocamente, os conflitos epistemológicos são sempre, inseparavelmente, conflitos políticos; assim, uma pesquisa sobre o poder no campo científico poderia perfeitamente só comportar questões aparentemente epistemológicas. Segundo Chalmers deve-se discutir a metodologia científica a partir de dois pontos de vista: o primeiro relativo ao trabalho a ser feito dentro de um único programa de pesquisa, o outro relativo à comparação dos métodos de programas de pesquisa competitivos. O trabalho no interior de um único programa de pesquisa envolve a expansão e a modificação de seu cinturão protetor pela adição e articulação de várias hipóteses. Segundo Campos a elaboração do enfoque metodológico e documental não exige pouco do pesquisador; muito pelo contrário, o nível de exigência e coerência continua sendo o mesmo. Porém, o trabalho se faz de forma mais aliviada justamente porque neste momento, é dada a hora de se explicitar a respeito de como a documentação disponível será tratada. Num primeiro momento, é necessário que tenhamos à disposição uma tipologia do nosso corpus documental. Não necessariamente a análise das fontes em si mas, num primeiro momento, a tipologia destas. É necessário, primeiramente, demonstrar conhecimento da documentação a ser pesquisada. Embora ela ainda não tenha sido dissecada e analisada, sabemos do que se trata; em suma, sabemos por que caminho estamos trilhando.

Para Minayo técnica é o procedimento para atingir um objetivo final, para atingir o objetivo de organizar uma pesquisa social, um projeto de pesquisa. Para a autora são os caminhos trilhados para ter o projeto organizado e estruturado em mãos, é todo o procedimento que leva a construção, e estruturação do projeto. Segundo Campos a técnica e estruturação de um projeto deve obedecer a alguns aspectos formais, no que diz respeito à coerência e viabilidade do que se propõe fazer na pesquisa. Para o autor devemos ter sempre na lembrança o fato de que um projeto é, antes de qualquer coisa, uma proposta de pesquisa. Promete-se algo que ainda não foi feito, mas que será realizado através da estruturação técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com