TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O segredo de Luiza

Por:   •  27/2/2016  •  Resenha  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

O segredo de Luísa

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

Amanda de Freitas Nolêto[1]

Fernando Dolabela é criador da metodologia de ensino de Empreendedorismo e coordenador nacional e regional de programas de ensino da matéria, entre eles o REUNE-Brasil (CNI-IEL e SEBRAE), o SoftStart (SOFTEX-CNPQ), o REUNE-MG e o SENAI-MG/SEI. Pós-graduado pela FGV-SP e Mestre em Administração pela UFMG, é autor do livro “Oficina do Empreendedor” e do software de Plano de Negócios MakeMoney, que, em conjunto com o “O Segredo de Luísa”, compõem a trilogia metodológica para o auto aprendizado do Empreendedorismo. Professor da UFMG, consultor do CNPQ, IEL-Nacional, SEBRAE, SOFTEX, empresário e diretor da FUMSOFT, teve publicado vários de seus trabalhos apresentados nos mais importantes congressos nacionais e internacionais da área. Ele é mineiro, casado e pai de quatro filhos.

A obra intitulada “O Segredo de Luísa”, conta a história de uma jovem empreendedora, que sonha em possuir seu próprio negócio. Ela é considerada diferente, “como se fosse pecado ser normal”, característica essa, positiva para o empreendedorismo, pois o mercado clama por indivíduos com ideias que se faça diferente. Para ser empreendedor é necessário conhecer e ter habilidades na ária almejada, pois o mesmo agrega valor, detecta oportunidades e transforma-as em um negócio de sucesso. Esse processo se dar de uma forma complexa devido incontáveis “barreiras” existentes no “mundo” dos negócios, porém, as dificuldades não o fazem desistir, pois é convicto que pode superá-las.

“A motivação e o perfil do empreendedor”, é o nome dado ao primeiro capítulo, onde o autor relata a história inicial da personagem principal, Luísa. A mesma faz faculdade de odontologia – não por seu interesse, mas pelo sonho dos pais, seu Geraldo e a senhora Maria Helena, de vê-la formada -, tem 20 anos, é bela, inovadora, curiosa, persistente, fascinada pelo novo, e tem o sonho de abrir seu próprio negócio. Com seu jeito observador, Luísa, vai a faculdade com o intuito de aprender por meio das experiências vividas pelos colegas, filtrando e transformando-as em ideias inovadoras.

Delcídio, noivo de Luíza, ao contrário dela, não tem grandes pretensões de futuro, satisfaz-se com seu emprego na prefeitura de Ponte Nova, sem buscar novos horizontes, “vendo a vida apenas com o que lhe aparece na frente, quando aparece algo mais difícil, diferente, deixa passar batido”.

Luísa, com seu “olhar” empreendedor, vê em sua tia Fernanda, “a persistência invejável no fazer acontecer”. “Pois uma mulher que inicia sua vida empreendedora vendendo abacate de porta em porta” e se sobressai ao ponto de ser proprietária de um dos mais movimentados comércio de Ponte Nova, cujo nome é “Sereia Azul”, não pode deixar de ser referência para Luísa, a fonte de seus desejos. Tanto que Luísa ao iniciar sua trajetória empresaria, antes de mais ninguém, tem suas confidências com a tia Fernanda, “única pessoa que lhe daria o impulso que precisara”. Aliás, desde seus 9 até 20 anos de idade que ela já participava da parte de trás do balcão da loja da tia Fernanda. Luísa se sente solitária em não poder compartilhar suas ideias empreendedoras com seus familiares e noivo, mas se fortalece na ideia de ser dona do seu próprio negócio. O capítulo finda-se com uma longa conversa entre Luísa e Fernanda, onde a sobrinha convence a tia da viabilidade de sua ideia e consegue o apoio dela, pois ela irá precisar de ajudar pra mostrar aos familiares e ao noivo que está focada em realizar seu sonho.

O segundo capítulo, cujo nome é “Avaliação de uma ideia”, neste capítulo, Luísa, decide procurar ajuda especializa para que ela tenha argumentos suficientes para mostrar aos familiares a veracidade de seu sonho. Delcídio não fica nada satisfeito ao saber que a noiva irá voltar para Belo Horizonte mesmo estando de férias, aparte daí, Luísa percebe que esse relacionamento não perdurará, pois a ideias de ambos são incompatíveis. Já estando em Belo Horizonte a jovem lembra de um, professor Pedro, que uma amiga da faculdade ressalta ao falar de um curso de empreendedorismo que o mesmo ministrou, para sua felicidade, ela consegui marcar uma reunião com ele. Minutos antes da hora marcada Luísa aguarda ansiosa, pois almeja encontrar todas as respostas, mas no decorrer da conversa ela percebe que mais questionamentos surgem, devido à grande carga de experiência que Pedro adquiriu ao longo de sua trajetória. Ele mostra-lhe a necessidade de criar dúvidas, com o objetivo de buscar a perfeição dentro do nicho de mercado que se deseja penetrar. Abordando sobre os mais variados assuntos do mundo empresarial, como qualidade dos produtos, comportamento, clientela, produção e como é possível compreender os desejos e necessidades das pessoas. A conversa se estende, entrando assim nos sonhos, desejos e emoções de Luísa. O professor ressalta que “Para o empreendedor, o ser é mais importante que o ter”. Pedro, comenta como criar uma rede de contatos, identificando pessoas que pode contribuir com suas pretensões, mostra que todo empreendedor tem que ter um diferencial em seus produtos, seja na qualidade, sabor, propaganda, embalagem, distribuição, enfim, algo que seja mais atrativo que seus concorrentes. Mesmo com a “cabeça a mil” e não tendo conhecimento acerca de quase tudo que Pedro aborda, a jovem empreendedora não desanima.

O terceiro capítulo, intitulado “O empreendedor busca ajuda”, Luísa se sente satisfeita com a conversa com o professor, ela filtra tudo que poderá ajudá-la a concretizar seu sonho e aproveita da melhor forma possível, começa fazendo sua lista de contatos. Em uma segunda reunião com Pedro, ele a indaga sobre a escolha do seu “padrinho”, que mais precisamente será seu consultor, terá a função de guiá-la. Luísa, respondendo sua pergunta comenta sobre o dono de uma fábrica de biscoitos. Em seguida procura por seu André, proprietário da fábrica de biscoitos, logo no início da conversa, Luísa, percebe que ele é um empresário bem sucedido e muito ocupado, mas a conversa será agradável e proveitosa, de início, André, faz alguns questionamentos e se interessa pelo convite de ser seu consultor, ele é “a própria imagem do empreendedor de sucesso, ou seja, o “padrinho” perfeito”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com