TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí regras da casa (lar).

Por:   •  22/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí regras da casa (lar).

A economia está presente no cotidiano da sociedade aos temas mais rotineiros do dia-a-dia, tais como, aumento de preço de mercado, setores que crescem mais do que os outros, o desemprego, e elevação de impostos e tarifas publicas. Mediante a esses fatores o principal objetivo da economia é analisar os problemas econômicos enfrentados na sociedade e encontrar soluções cabíveis para resolver as necessidades ilimitados de forma a atender ao máximo as necessidades humanas.

A palavra economia pode-se definir como ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O que quer dizer é que estuda o comportamento humano que devia da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. Esta ciência ao estudar o comportamento humano e os recursos está relacionada com a ciência política geral das noções e, sobre tudo, á vida das pessoas.
Dentro da economia, existem duas principais: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia estuda os comportamentos dos indivíduos (consumidores e produtores) e o mercado onde interagem. A macroeconomia estuda o resultado dos comportamentos desses indivíduos. A economia é usada em várias organizações humanas, sejam públicas ou privadas, além de domínios como finanças, agricultura, mercado de trabalho.

Áreas de atuação do Economista

As principais áreas de atuação da economia são:

  1. Elaboração da viabilidade econômica de projetos (determina, se o projeto é viável ou não).
  2. Economia de Empresas (o economista pode desenvolver estudos e analises em duas áreas são: macroeconomia e microeconomia como já havia sido citada).
  3. Orientação Financeira (averiguar os investimentos mais rentáveis bem como tipos de aplicação).
  4. Mercado Financeiro (Atuar em bancos, corretoras, seguros distribuídos e no mercado financeiro das empresas, acompanhando a conjuntura econômica).
  5.  Consultoria e Assessoria (Presta assessoria e consultoria em questões como gestão de análise e econômica, planejamento estratégico).

Segundo Vasconcellos, em seu livro Economia Micro e Macro, atualmente todos os países possuem algum tipo de economia de mercado, poderíamos dizer que organizações econômicas são organizadas a partir de algum sistema intermediário entre essas duas formas ECONOMIA DE MERCADO (ou descentralizada) ECONOMIA PLANIFICADA (ou centralizada) combinando a atuação do mercado com a intervenção do governo.·.

Por finalidade de estudo podemos afirmar que a ciência da economia procura compreender os fenômenos econômicos, com a intenção prevenir e a evitar problemas sociais, assim contribuindo para o desenvolvimento do mundo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Bibliografia

  • Autor: O Economista – 5 de junho de 2009/ Artigo https://queconceito.com.br/economia
  • Mundo Vestibular – Todos os Direitos
  • Site – http://portalsaofrancisco.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com