TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O totem do consumo

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

Curso de Administração - Noturno

Disciplina de Martketing II

Análise: Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitários

Vitória, 2014.

1. Qual o TEMA CENTRAL tratado pelo autor, neste capitulo? (2,0)

O tema central é destacar a relação entre a cultura e o consumo, ressaltando a função essencial do marketing na criação dos significados sociais que dão sentido à produção e a torna “consumível”.

2. Escreva com suas próprias palavras as PRINCIPAIS IDEIAS apresentadas pelo autor neste capítulo. (2,0)

Uma primeira ideia que merece destaque está relacionada ao processo de significação dos produtos, independentemente do que seja, esse produto possui um valor social, que remete à necessidade de consumo. Isso implica que, uma pessoa, ou grupo, deparando-se com algo que lhe é estranho e sem significado, torna o consumo algo impraticável.

O autor destaca, ainda, que o processo de trocar os significados dos produtos, e até ilustrar situações e promover analogias impossíveis, propicia a criação de uma identificação desses produtos na sociedade. Para que, com um traço comum, mesmo em situações totalmente construídas e irreais, criem alguma significação e consequentemente sejam compreendidas no processo cultural do consumo.

Nesse aspecto, o texto revela que uma simples produção por si só não consegue criar sentido o suficiente para que seja consumida, a não ser que perpasse por uma humanização que permita a sua significação. Sendo, esse processo significação, induz a necessidade de construção de um código capaz de ser interpretado pela sociedade a qual pretende-se direcionar aquela produção.

Daí, o autor enfatiza o importante papel do marketing e dos meios publicitários para criar e viabilizar esse processo de significação, difundindo os códigos e promovendo interação e a relação com a cultura local, de forma que a produção tenha um sentido e logo possa ser interpretada como valor e consequentemente objeto de consumo. A mídia socializa a relações do consumo, de forma que as pessoas possam fazer as comparações necessárias, entender a importância de um produto, e construir significados de necessidade, para, então, desencadear o processo do consumo.

3. Reescreva a passagem do texto em que o autor menciona a principal MENSAGEM que ele se propôs a deixar neste capítulo. (2,0)

O autor enfatiza no seu discurso, diversas vezes o seu argumento principal, sobre a relação entre a cultura e o consumo, e a importância do papel do marketing nesse processo. Para esta questão, podemos destacar o seguinte trecho:

“Esta é a função dominante que a comunicação de massa exerce entre nós: ser um projeto de integração cultural pelo exercício de uma vocação classificatória cuja tarefa é explicar a produção e, assim, socializar para o consumo. [...] É o sistema da mídia que humaniza a produção, dilui as fronteiras e libera o encontro entre esferas opostas, fechando o ciclo da produção e do consumo.”

4. Qual a sua OPINIÃO sobre as ideias apresentadas pelo autor, neste capítulo? (2,0)

A ideia central do texto oferece bagagem para construção de uma base mais sólida para a ciência do Marketing, e ainda mais, enfatiza a importância dessa ciência para construção de uma identidade cultural que norteia as necessidades de consumo de uma sociedade.

Sem dúvida alguma, a importância do artigo é substancial para entendimento da base lógica do marketing, uma vez que o autor, além de argumentar, expõe a experiência própria, quando revela uma situação em que o consumo se tornou inviável, por uma questão aparentemente simples, mas que, decorrente de uma análise mais detalhada, revelou-se uma dinâmica complexa sobre construções de significados culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com