TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORDEM IMPRUDENTE

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Medidas Adotadas Para Evitar Explosão        

2.1.1 Normas Regulamentadoras Do Ministério Do Trabalho E Emprego, A Serem Aplicadas        4

2.1.1.1 Delegando Responsabilidade Com Falha Na Comunicação        5

2.1.1.1.1 Danos Psicologicos E Seus Principios Eticos Morais Violados        6

2.1.1.1.1.1 Procedimento que o Tecnólogo de Segurança do trabalho adotaria para evitar tal acidente        6

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

Os acidentes de trabalho se constituem em problema da saúde pública em todo mundo, no Brasil não poderia ser diferente, com as crescentes das empresas brasileiras e o avanço da tecnologia, sendo difundida por cargos e encargos (divisões de tarefas), com as grandes empresas vimos nesse contexto sugestões para evitar o acidente ocasionado no dia 03 de março de 1982, onde um funcionário por negligência de seu encarregado de obras, passado assim uma “ORDEM IMPRUDENTE”, que o mesmo ao executar uma explosão, sem portar EPI’S (Equipamentos de proteções individuais) e conhecimento especifico na área de mistura de químicas, veio a se acidentar de forma grave e irreversível.

Deste modo iremos aqui prestar esclarecimentos de medidas que poderiam ser adotadas para evitar à explosão, usando as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego coerentes a ação, delegando responsabilidade com falhas na comunicação, que ocasionou dano psicológico, mostrando os princípios éticos e morais violados, e qual seria o procedimento que o Tecnólogo de Segurança do trabalho adotaria para evitar tal acidente.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MEDIDAS ADOTADAS PARA EVITAR A EXPLOSÃO

Acontecimentos trágicos por explosões inúmeras vezes vem causando acidentes no cenário das indústrias brasileiras, ocasionando assim perdas de bens matérias e ferimentos as vezes fatais por parte dos empregadores e empregados, neste contexto veremos aqui medidas adotadas para evitar explosões.

Certos cuidados básicos devem ser tomados pelo profissional afim de prevenir acidentes por explosões no local de trabalho, o mesmo deve conter cursos e treinamentos para maior conhecimento por parte de misturas químicas explosivas, dinamites e etc. Sempre fazer uso de todos EPI’s, necessários para desenvolvimento do trabalho, destinado a proteger a saúde e integridade física do trabalhador e EPC’s por parte das seguranças coletiva, ter conhecimento na área adotada, com acompanhamento de um tecnólogo de Segurança do Trabalho e engenheiro civil para o auxilia-lo na obra.

 Com base nessa ideia “ORDEM IMPRUDENTE” a ordem primeiro de tudo não poderia ser executada, pelo o motivo do empregado não conter conhecimento nenhum nem treinamento na área específica e experiência com manuseio de produtos explosivos químicos líquidos o que torna sua manipulação mais perigosa e de alto risco, o que ocasionou num acidentes grave.

  1. NORMAS REGULAMETADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, A SEREM APLICADAS.

As Normas Regulamentadoras, também conhecidas com NR’s, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, e as mais aplicadas neste contexto são as NR- 06 equipamentos de proteção individual EPI, “para os fins dessa NR, considera-se equipamento de proteção individual, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis a saúde que ameaça a segurança no trabalho”. NR- 16 atividades e operações perigosas, “são aquelas que oferecem perigo ao trabalhador e ao ambiente de trabalho, estão classificadas em três anexos, I anexo explosivos, II anexo Inflamáveis e o III anexo Radioatividade”. NR- 19 explosivos, “para fins desta Norma, considera-se explosivo material ou substancia que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão”. E por fim a NR- 20 Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e Combustíveis, “estabelece requisitos mínimos para a gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis”.

Aplicando essas Normas Regulamentadoras o tecnólogo em Segurança do trabalho, seguindo um protocolo de segurança e orientando o empregado, não teria dado autorização a vitima que não conhecia esse outro tipo de atividade, sendo ela um profissional da área de alinhamentos de fios de alta tensão a fazer essa explosão com agentes químicos, clorato e açúcar, o mesmo não era capacitada para área e nem tinha treinamentos especifico.

  1. DELEGANDO RESPONSABILIDADES COM FALHAS NA COMUNICAÇÃO

Tendo em vista, que um Encarregado Administrativo de Obras, é o profissional que trabalha na área da Construção Civil e que é responsável pelo andamento construtivo da obra, tem por função fiscalizar o serviço, cumprir as tarefas no prazo, desde seu início até a parte de conclusão. Dentre as atividades exercidas por este profissional estão as de rotina administrativa e departamento de pessoal, controle de portaria, almoxarifado, etc. Ele também é responsável por contatar órgãos públicos e atuar com legislação do trabalho, cumprimento do projeto de execução, passa as ordens dos riscos do serviço, separa as obrigações de cada um de acordo com seus conhecimentos próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com