TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Por:   •  1/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Coordenador do curso: Prof.ª Nathalia dos Santos Silva Nolepa

Caro aluno (a) seja bem-vindo a disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Engenharia de Computação.

Antes de iniciar suas atividades leia com atenção às orientações abaixo e esclareça eventuais dúvidas com o Supervisor Acadêmico ou com o Tutor à Distância:

O cotidiano da vida profissional se dá em uma realidade dinâmica e para isso é preciso realizar o estudo da realidade através de sucessivas aproximações. Esse estudo se configura em um conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes visando assim ampliar a visão e a capacidade interpretativa do observador.

É preciso conhecer para propor ações e nesse semestre, você como aluno-estagiário, deverá observar a realidade socioinstitucional e elaborar individualmente, como produção textual avaliativa do 7º Semestre Flex e 8º semestre, um relatório contemplando a revisão bibliográfica referente às atividades realizadas no campo de estágio no qual estará inserido.

Para isso, você terá como exemplo o roteiro disponibilizado na sequência. É importante observar que esse é um modelo de relatório e NÃO um questionário de perguntas e respostas. O relatório deverá ser escrito de forma discursiva (em forma de texto – em 3ª pessoa), estabelecendo as articulações teórico-práticas.

É importante destacar que o relatório de estágio é uma produção textual individual, que deverá ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com no mínimo 08 laudas e postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA em um único arquivo no formato WORD ou PDF.

Roteiro para elaboração do Relatório:

Este modelo deverá ser utilizado como base para a produção do relatório de Estágio Supervisionado I.

  1. Introdução: Contextualização histórica da organização em que estará estagiando

  1.  Identificação da Instituição: Este é o momento em que você deve contextualizar a instituição historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações. Descreva a instituição de acordo com a sua observação direta ou através de outros documentos, como: arquivos oficiais, pesquisas em materiais impressos, relatos de pessoas que fizeram parte da história da Instituição, entre outros.
  1.  Estrutura Organizacional: Neste item você, aluno-estagiário, deverá buscar responder em forma de texto aos questionamentos: Quem são os fornecedores da organização? Qual a finalidade da Organização? Qual é a sua missão, visão, valores e a área de atuação (região, município)? Quais os principais clientes?
  1.  Caracterização da População: Você deverá descrever quem são os colaboradores que trabalham nesta empresa, em quais setores eles estão distribuídos, qual a rotina de trabalho destes colaboradores e quais os cargos e funções que executam. Neste item, você poderá apresentar inclusive o organograma da instituição, se houver.
  1.  Processo decisório: Neste tópico, você descreverá como acontecem as tomadas de decisões na empresa, tendo em mente quais os atores envolvidos e quais as rotinas nas tomadas de decisões. Por exemplo: quais são as estratégias adotadas na tomada de decisão, quais as dificuldades e soluções encontradas nos processos de decisão e quais os procedimentos relacionados ao planejamento para a criação de vantagem competitiva.
  1.  Normas institucionais: Aqui você descreverá se a empresa possui código de conduta, normas relacionadas à organização, normas internas, estatutos, regulamentos, política geral, etc.

2 - Objetivos: Neste item você deverá descrever os objetivos geral e específicos do estágio, conforme apresentado no plano de estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (369.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com