TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA PERTINENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  24/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8

                                                   [pic 1]

    ____________________________________________________________________________

                                    GLEIZE MARIA OLIVEIRA DE ALMEIDA SILVA

                                             

PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA PERTINENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

                   RELATORIO DE ESTAGIO CURRICULAR III    

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Estagio Curricular Obrigatório III

                                                                Sirinhaém/Pe

                                                                     SUMARIO

                  1. SUMARIO...........................................................................2

                   2. INTRODUÇAO......................................................................3

                   3.APRESENTAÇÃO...................................................................4

                   4.DESENVOLVIMENTO.............................................................5

                   5. CONSIDERACOES FINAIS.....................................................6

                   REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................8

  1. INTRODUÇÃO:  

O estágio final descreve uma etapa de fundamental importância na vida acadêmica, pois permite o acesso a pratica e a teoria profissional. O presente relatório demonstra características praticas, pesquisadas e comprovadas que demonstra o processo de aprendizagem e as atividades realizadas na instituição e mostra algumas ações que desenvolve na vida dos usuários da AACD (associação de assistência à criança deficiente)

Educação é um direito de todas as crianças, inclusive, daquelas com deficiência. A inclusão destes alunos nas escolas regulares possibilita diversos benefícios não só para o próprio individuo em questão, mas também para todos os agentes envolvidos neste processo.  A ideologia da inclusão escolar de crianças com deficiência visa não só a socialização destas crianças, para que possam criar autonomia e aprender a conviver em comunidade, mas também o desenvolvimento das crianças sem deficiência que estão inseridas neste cenário, pois, quando este modelo de inclusão não faz parte do âmbito educacional regular “[...] os alunos sem deficiência experimentam fundamentalmente uma educação que valoriza pouco a diversidade, a cooperação e o respeito por aqueles que são diferentes. Fundada em 1950, a AACD possui uma infra-estrutura completa dedicada à reabilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos.

Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que disseminam os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o país, e com a inclusão escolar e esportiva, que contribui para a inclusão da pessoa com deficiência.

2. APRESENTAÇÃO:

A AACD instituição sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapeuta de excelência em ortopedia e Reabilitação. A instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via SUS (sistema único de saúde), planos de saúde e particular.

 Atualmente a AACD possui nove unidades espalhadas pelo Brasil, que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, o hospital ortopédico realiza cerca de 7mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade. A instituição mantém ainda cinco clinicas ortopédicas, consideradas referencias nacional na fabricação de órteses, próteses e adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos. Comprometida com a evolução e compromisso oferecido aos pacientes, A AACD possui uma área de ensino e pesquisa responsável pela realização de cursos, eventos e pesquisas em ortopedia e Reabilitação. A AACD trabalha com a inclusão social de pessoas deficiência física por meio de programas como a AACD esportes, que investe na pratica de esportes como ferramenta de integração social dos pacientes e de seus familiares. Ao longo dos anos, foram revelados grandes talentos do esporte adaptado.

Especialmente a AACD desenvolve e influencia a inclusão social com a colaboração de Assistentes sociais designados a cuidar de projetos, dos direitos sociais e inclusão dos pacientes fora da instituição também, atendimento psicossocial, acolhimento, visitas aos pacientes que se encontra na instituição, oficinas, palestras sócio educativas toda a equipe presta informações a população

        Para execução do projeto contei com as parcerias:

  •  Instituições de Ensino
  • Professores
  • ONGS sem fins lucrativos
  • Assistentes sociais
  • Pedagogos                                                                                              

Com a execução desse projeto foi mobilizado 90% dos pais dos pacientes assistidos pela instituição que participam das palestras sócio educativas as Quartas feiras. Dando destaque sob a importância da inclusão social e das pessoas com deficiência na sociedade, o quanto a família é importante no desenvolvimento e interação do paciente seja nas aulas ou na pratica de algum esporte adaptado. Visando alcançar um resultado satisfatório ao desenvolver esse projeto com vista a segurança durante o estágio supervisionado, constatou-se a falta de informações dos direitos sociais e benefícios também o qual quando diz que sem informação e sem recursos financeiros, os idosos ficam marginalizados do convívio social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (167.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com