TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular

Por:   •  13/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5º SEMESTRE

           Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular

 Obrigatório I

                              CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

                                                      MACAÉ/2016

                     

                       CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

                       

                                                               [pic 2]

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para disciplina de estágio obrigatório I.

                                                          Coordenador do curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

 

                                                                 MACAÉ/2016

1 - CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O presente Relatório de Estágio adotou os caminhos de
     uma pesquisa qualitativa, cujo foco central foi à obtenção de dados, para que a partir de então haja a possibilidade de identificação do espaço de intervenção profissional e sua importância para os usuários do serviço social.

1.1-IDENTIFICAÇÃO

           O estágio foi realizado na instituição ESF CLINICA DA FAMILIA DR EUCLIDES MONTELEONE, situado no endereço: RUA RANULFO GOMES, S/N bairro SAO HENRY, cidade de Conceição de Macabu no Estado de RJ. A instituição foi inaugurada no dia 08 de junho de 2015, junto com o ministro da saúde Dr. Artur Chioro, o governador Luiz Antônio Pezão e o secretário da estadual de saúde, Felipe Peixoto, que vieram à cidade participar e prestigiar a cerimônia de inauguração.

             Esse foi um projeto da prefeitura de Conceição de Macabu em parceria com o governo do estado do RJ. A clínica recebeu o nome de um importante médico doutor Euclides Monteleone já falecido, que veio de Niterói em 1941. Dedicou-se por muitos anos a cidade e moradores macabuenses. Foram seis décadas, recorde de dedicação e competência.

[pic 3]

1.2-Estrutura Organizacional

Entende-se por estrutura organizacional a distribuição das pessoas entre posições sociais que influenciam os relacionamentos de papéis desempenhados pelas mesmas. Essa distribuição possui duas implicações: a divisão de trabalho (distribuição das tarefas entre as pessoas) e a hierarquia, essa era a definição de Peter Blau, para o autor, a estrutura organizacional atende três funções básicas: produzir produtos organizacionais e atingir as suas metas, minimizar as variações individuais sobre a organização e estabelecer o contexto no qual o poder é exercido.

          Com isso a clinica possui um quadro de funcionários no entorno de 24 pessoas, sendo: 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 2 ginecologista, 1 dentista, 1 secretaria, 5 agentes de saúde, 4 obstetras, 1 psicóloga, 2 assistentes sociais, 1 coordenador, 1 diretora, 2 faxineiras, 1 secretaria médica e 1 motorista, ocorrendo assim a divisão de funções necessárias para um melhor desempenho.

       2 - OBJETIVO INSTITUCIONAL

2.1-NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS:

 A instituição foi criada com objetivo de atender as famílias mais carentes de Conceição de Macabu, e especialmente as que vivem próximo ao bairro São Henry, os moradores do município contam agora com uma Clínica da Família, um modelo de atendimento para prover a promoção, a prevenção e o tratamento de saúde nas próprias localidades, evitando assim a transferências de pacientes para centros maiores.

 2.2-POLÍTICA SOCIAL

De acordo com a secretária Carla Vicci, vários serviços que estão sendo ofertados atualmente de forma um tanto precários no prédio do posto de saúde central serão transferidos para as dependências da nova clínica da família.

Desta forma nasceu o centro integrado de atendimento a mulher que oferece exames preventivos do câncer de colo de útero, pré-natal, consultas de enfermagem, psicologia, serviço social, ginecologia obstetrícia, patologia cervical, planejamento familiar, testagem e aconselhamento, HIV/ sífilis. Também oferece o serviço interdisciplinar de cuidado à mulher vitima de violência.

A prefeitura implantou o programa de combate ao tabagismo, todos os envolvidos no programa receberam treinamento e curso de capacitação para ampliação de combate ao tabagismo, o tratamento consiste principalmente em abordagem cognitiva comportamental em grupo e individual e medicamentos em alguns casos, a ação se baseia nas diretrizes do programa nacional de combate ao tabagismo do ministério da saúde.

2.3-Recursos financeiros

O Estado do Rio de Janeiro passou para unidade R$ 1,3 milhão para investimento em obras e equipamentos. A unidade conta com cinco consultórios para atendimento médico e consulta de enfermagem e dois consultórios para atendimento odontológico. E ainda foram disponibilizadas quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) habilitadas, já a administração e o custeio ficaram por conta da prefeitura municipal.

3-ÂMBITO INSTITUCIONAL

3.1 caracterizações da população

Com a capacidade para atender até 12 mil pacientes por mês sendo eles: homens, mulheres ou crianças, a instituição tem como objetivo promover a saúde com serviço social, trabalhos de conscientização e reintegração em uma visão mais familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (356.5 Kb)   docx (465.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com