TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS MERCADOLÓGICOS

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        5

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO        6

ASPECTOS MERCADOLÓGICOS        9

CONTABILIDADE        11

MATEMÁTICA NA EMPRESA        13

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        1

6



INTRODUÇÃO

Apresentaremos neste trabalho a estrutura de uma empresa, neste caso especificamente trata-se de uma pequena empresa, uma indústria de barcos em fibra de vidro, mas que tem uma estrutura organizacional formal.  Veremos alguns detalhes desta estrutura, quais os benefícios de uma empresa estruturada, poderemos verificar também que a empresa conta com uma organização contábil que auxilia nas atividades e decisões a serem tomadas.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa atualmente denominada Estaleiro Estrela do Sul, criada em fevereiro de 1992, antigamente tinha a razão social V.A.C. Fibras Industrial e Comercial Ltda., objetiva crescer e ser uma das mais modernas empresas do setor de construção de embarcações em fibra de vidro, destinada a fabricar embarcações de trabalho e lazer.

A empresa produz diversos modelos de barcos para trabalho, que são muito utilizados na área de turismo, pesca e transporte de carga, também são fabricados barcos para lazer.


CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Apesar de ser uma empresa de pequeno porte, a Estaleiro Estrela do Sul possui um sistema organizacional formal. O sistema de liderança implementado é um exemplo disso, esse sistema atinge todos os campos da empresa, onde possui como objetivo básico mostrar a seus funcionários os valores como visão, missão, e política. Em reuniões entre diretoria e funcionários, são apresentados relatórios de produtividade, postura, qualidade, profissionalismo, espírito de equipe, tudo para um objetivo único e exclusivo de incentivar ainda mais os funcionários.  Podemos identificar a estrutura formal da empresa da seguinte maneira: Direção (planejamento, organização e controle), Gerência, Marketing, Serviços Jurídicos, Área Administrativa e Financeira, Área de Recursos Humanos, Área Comercial, Operacional e Produção.

  1. MISSÃO DA EMPRESA

A Estaleiro Estrela do Sul Ltda. tem como missão oferecer embarcações tanto para trabalho quanto para lazer, elaborados com tecnologia e qualidade superiores, atendendo as necessidades de uso do mercado, respeitando e satisfazendo clientes, funcionários e fornecedores com resultados que permitam seu crescimento.

  1. VISÃO DA EMPRESA

A Estaleiro Estrela do Sul Ltda. quer ser vista como referência no mercado de barcos para trabalho e lazer através da melhoria continua de seus produtos e por seu respeito socioambiental.

  1. ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA

Diretoria: planeja, organiza e controla todas as ações e decisões a serem tomadas.

Gerência: supervisiona o trabalho dos funcionários, harmoniza as funções, busca informações, esclarece dúvidas de funcionários e leva informações para a diretoria.

Marketing: usa instrumentos básicos de ação, que é a produção de produtos atenda ao desejo do cliente, e neste caso o cliente é extremamente exigente, decide o preço para o produto, busca uma distribuição eficiente e ágil (através de revendas em vários Estados), comunicação com o público alvo (propaganda na mídia impressa, eletrônica).

Serviços Jurídicos: tem a função de formular contratos para a empresa e o cliente cumprirem prazos de entrega e pagamento, prevendo riscos e minimizando prejuízos, entregando serviços jurídicos de alta qualidade e principalmente propondo soluções jurídicas alternativas. Atua em conjunto com os demais departamentos na definição de estratégias tanto nas atividades processuais como nas institucionais.

Área Administrativa e Financeira: responsável pela administração da empresa recebe e arquiva notas fiscais, recebe e arquiva boletos de cobrança de clientes e fornecedores, emissão de cheque de pagamento, faturamento, registro contas a pagar e receber, quitação de pagamentos de clientes e fornecedores, emissão de cobrança, envio cobrança para bancos.

Área de Recursos Humanos: administra salários, recrutamento de pessoal, controla e registra, integração do novo empregado, treinamento e desenvolvimento de pessoal, gera folha de pagamento, cálculo de impostos, organiza e secretaria reuniões, controla os exames de saúde dos funcionários, controla cartão ponto, encaminha para aposentadoria, cuida do afastamento por doença ou acidente de trabalho, emite rescisão de contrato de trabalho e acompanhamento no sindicato, arquiva documentos pessoais.

Área Comercial: trata da compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa.

Produção: funcionários que desenvolvem o produto final a partir da matéria prima, esses produtos são desenvolvidos em cima de moldes, utilizam métodos e processos específicos para que ocorra a transformação da matéria prima no produto final, sendo que ocorre supervisão de profissionais para que não ocorra falhas na qualidade do produto final.

  1. FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS

RH

Produção

Marketing

Finanças

Jurídica

Planejamento

recrutamento

Transformação da matéria prima em produto final

Distribuição eficiente e ágil

Registro de contas a pagar e receber  

Formulação de Contratos

Organização

Salário

Treinamento

Métodos e processos

Comercialização através de  revendas

Venda e permuta de bens e produtos

Cumprimento de prazos de entrega e pagamento.

Direção

Controle da Saúde dos funcionários

Supervisão e Produção

Criação

Inovação

Remuneração e dividendos

Controle

Registra

controla

Custos e Qualidade

Comunicação com público alvo

Satisfação

Fluxo de caixa

Minimizar prejuízos e prever riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com