TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE: CLICENTRISMO OU CLIENTOLOGIA; QUALIDADE: QUALIDADE OBJETIVA, QUALIDADE SUBJETIVA: SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E SUAS FORMAS E CRITÉRIOS

Por:   •  3/6/2020  •  Dissertação  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

Observando o mercado atual, os clientes são o foco das organizações, pois o cliente está no centro, o que chamamos então de Clicentrismo. Esse movimento, ou linha de pensamento clicentrista, ajuda as organizações ainda pouco engajadas nos clientes, a desenvolverem relacionamentos sustentados no conhecimento de quem são os mesmos, seus perfis e preferências, entre outros. Para as organizações que já seguem essa linha, existem ainda mais benefícios, quando se é valorizado sobremaneiramente as pessoas/clientes com quem relacionam seus negócios.

Por conseguinte, clicentrismo abarca como uma ciência focada no cliente e, que estuda seu comportamento e as variáveis que o alteram; priorizando resultados processuais estruturados para atender as necessidades dos clientes. Além disso, fica claro que as organizações estão preocupadas com a qualidade naquilo que fazem. Que segundo o professor Marcos Cesar Goldberg, esse momento de Qualidade divide-se em duas ondas: Primeira onda de Qualidade e Segunda onda de Qualidade.

Sucessivamente, na Primeira onda, Qualidade seria a preocupação com a conformidade do bem produzido, que deveria ser isento de defeitos e totalmente dentro dos padrões especificados para não haver desperdício dentro do processo produtivo. Surge então, a padronização pelo uso de ferramentas e técnicas seguidas que elevaram as chances das

organizações serem bem sucedidas e engajadas na otimização de seus processos foi possível produzir com qualidade exatamente o que se objetivava.

Já na Segunda onda de Qualidade, na década de 70 “nasceu” um novo padrão de consumidor, “os clientes”. E foram estes que começaram a definir o que era qualidade ao forçarem um alinhamento à qualidade de acordo com as suas expectativas ou exigências _ requerendo mais atenção e não somente buscando produtos adequados; mas também, que possuíssem atributos positivos ou de maior utilidade. Infere-se por Qualidade, como a totalidade de características de um produto ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer certas necessidades de um determinado cliente. E que num primeiro momento, associa-se à definição de conformidade do produto com suas especificações e, posteriormente evolui para a visão de satisfação do cliente e que sempre foi avaliada sob dois pontos de vista ou duas dimensões de Qualidades: Objetiva e Subjetiva.

Na Qualidade Objetiva, caracteriza-se como aspecto intrínseco _ impossível de ser separado e, independente da própria existência do ser humano. Isto é, com base nas características objetivas do produto, desconsiderando-se a existência do homem. Entretanto, na Qualidade Subjetiva, corresponde à percepção que os indivíduos têm das características objetivas e subjetivas; pois, está associada à capacidade que o ser humano tem de pensar, sentir e de diferenciar em relação às características do produto. Tais diferenças individuais geram segmentos de consumos distintos.

Por conseguinte, a Segmentação de mercado como um processo de dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em características especificas ou coletivas. Existem muitas razões pelas quais a segmentação de mercado é feita, visto que um dos principais motivos é criar ações de marketing personalizadas para cada segmento e atendê-los eficazmente. Por isso, são realizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com