TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO AMBIENTAL DE QUALIDADE

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

JOSÉ LEANDRO RODRIGUES MARTINS

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO AMBIENTAL DE QULIDADE.

Ouro Preto – MG

2017

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

JOSÉ LEANDRO RODRIGUES MARTINS

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO AMBIENTAL DE QULIDADE.

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Administração Publica. (Conferir o curso)

Ouro Preto – MG

2017


OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO AMBIENTAL DE QULIDADE.

José Leandro Rodriguez Martins

RESUMO

Cabe à administração pública um papel fundamental na participação para a sustentabilidade ambiental, porém na atualidade é cada dia mais evidente essa preocupação, para a garantia da qualidade de vida, bem como a sustentabilidade para as gerações atuais e futuras e nesse contexto todos tem sua responsabilidade, sendo o Estado um ator que desencadeia um papel fundamental neste processo, por ser o detentor do poder de legislar, fiscalizar e punir, mas este fato não isenta a importância de que todos estejam envolvidos no processo, para que assim se possa garantir uma eficaz resposta no processo e garantir ao meio ambiente a sua sustentabilidade.

Palavras-chave: Poder Público. Sustentabilidade Ambiental. Participação Social.

Introdução

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais, acompanhadas por intensa urbanização e pela forte sensação de que há uma crise de governança e de valores para alcançar uma visão de futuro capaz de enfrentar os desafios que se colocam neste ritmo acelerado. O Brasil está inserido diretamente neste contexto.

Uma das mais difíceis questões que desafiam o Brasil e tantos outros países é como equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e a justiça social, por meio de uma governança transparente e democrática. Para a construção desta questão, não cabem mais escolhas que abordem o problema de forma fragmentada ou parcial uma vez que é um assunto complexa e deve ser enfrentada de forma sistêmica e horizontal.  

Segundo Robbles & Boneli (2006, p.19) a qualidade ambiental consiste no atendimento aos requisitos de natureza física, química, biológica, social, econômica e tecnológica que assegurem a estabilidade das relações ambientais no ecossistema no qual se inserem as atividades.

A educação é transformadora quando o assunto é gestão ambiental principalmente quando vem do exemplo. A gestão ambiental implica de novos hábitos e comportamentos das pessoas, a sociedade passaria a levar mais a serio essas praticas com exemplo da administração publica, em todos os âmbitos da federação.

Por outro lado também é comum em situações diversas das problemáticas ambientais atuais recaírem nas costas do poder publico. E existem boas iniciativas vindas de lá. Porém, assim como muitas das criticas devastam a imagem de figuras publica, as boas iniciativas não só devem ser conhecidas, mas também divulgadas.

Uma cartilha organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 enumerou os princípios e objetivos da Agenda ambiental na Administração publica (A3P). A questão é se os órgãos Públicos ambientais seguem esses objetivos, como revendo seus padrões de consumo interno, além de atualizar os referenciais de sustentabilidade nos órgão da administração publica.  O programa Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P)existe para sensibilizar os gestores quanto a importância de incluir princípios de gestão ambiental nas atividades diárias, como a separação de resíduos na fonte.

Aplicado no âmbito dos três poderes a A3Ptambém pode ser usada como modelo de gestão socioambiental por outros seguimentos da sociedade. Neste sentido, o proposito é configurar um ambiente de não desperdício e correta destinação de resíduos, além de um espaço que valorize e satisfaça o trabalhador, para que ele desenvolva e compartilhe suas potencialidades com os demais.

Idealizando a liderança pública, e mediante os desafios enfrentados para administrar uma cidade inteira, este artigo tem como objetivo conceituar gestão pública e sustentabilidade, a fim uma reflexão da aproximação entre esses dois conceitos que devem estar amplamente interligados. Desta forma será abordado um caráter bibliográfico.

Assim, na presente pesquisa buscou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, a qual servirá de base para a proposta de se fazer uma reflexão sobre o poder público e o meio ambiente, visando uma análise da conjuntura em questão.

Desenvolvimento

Foi possível observar, que com o tempo ocorreu a necessidade de que o desenvolvimento das ações de sustentabilidade fosse efetivamente implantado, as quais teriam que ser trabalhadas em níveis grupais cada vez menores, visando que as cidades, e as sociedades espalhadas ao redor do planeta possam ter orientação para o aprendizado diário. Sendo o grande desafio para a administração pública desenvolver modelos de gestão, que ataviem suas missões e objetivos às responsabilidades em querer preservar o meio ambiente (MUNCK; SOUZA, 2010).

Desde a Constituição Federal de 1988 o Direito ambiental, se tornou uma parte do direito, direcionado a uma realidade do século XXI, o mesmo não possui característica de bem público e, nem privado. Nasceu da necessidade do homem em estar protegendo a si mesmo e o meio em que trabalha e vive dignamente (FRANCISQUETTI et al., 2013).

Analisando as práticas sociais, caracterizadas pela degradação do meio ambiente e do seu ecossistema, observa-se a necessidade de se envolver mais, uma busca maior, visando iniciar um desenvolvimento de algumas práticas com ênfase na sustentabilidade socioambiental, refletindo sobre práticas sustentáveis para se compreender o que deve ser realizado. Os administradores públicos precisam ser os principais mobilizadores e questionadores na constituição de práticas educativas e hábitos sustentáveis na população, destaca-se que a gestão pública tem principal importância para gerir processos que desenvolvam práticas na população (JACOBI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com