TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

OS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DA GESTÃO DA QUALIDADE

Joice Aparecida Ribeiro Vial¹

Luã Adriano Silva¹ Maria Aparecida Ribeiro¹ Rachel de Barros Cardoso¹

Francisco Petronillo de Mendonca Neto²

  1. INTRODUÇÃO

Este        trabalho        tem        como        objetivo        geral        analisar sobre os principais desafios para implementar as ferramentas da gestão de qualidade na empresa A&C Centro de Contatos S.A.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Diversas empresas possuem metas para o atendimento das necessidades e expectativas de seus clientes. Entretanto, é de extrema relevância que todas atividades desenvolvidas pelas empresas estejam fundamentadas em consistentes pressupostos filosóficos e metodológicos, capazes de garantir padrão elevado de qualidade.

Tendo em vista a melhoria contínua da prática, a qualidade é um fator ao qual todos os envolvidos nas instituições estão atentos e intimamente relacionados, e sua visão é a satisfação dos empresários e clientes que contam com esses serviços. Também pode ser usado como a relação entre lucro e redução de risco, tendo os clientes como referência. Tais benefícios responderão aos parâmetros de uma situação específica e encontrarão suas possibilidades e limitações com base nos recursos disponíveis e valores sociais existentes (PERTENCE e MELLEIRO, 2010).

Os indicadores de qualidade como uma unidade de medida, são utilizados para avaliar e monitorar a qualidade assistencial e gerencial dos serviços de saúde, res-peitando as particularidades de cada organização (VILANOVA et al., 2017).

A busca por esses parâmetros produzirá paradigmas como padrões e diretrizes, que podem ser expressos explicitamente por meio de conhecimentos pré-estabelecidos, ou podem estar implícitos no julgamento de quem o publica. Portanto, pode-se dizer que a avaliação é uma função gerencial, que se aplica no processo de tomada de decisão, fornece informações e sempre tem como horizonte a racionalidade e eficácia das ações. Nessa perspectiva, as ferramentas da qualidade tornaram-se relevantes para a realização do processo avaliativo, principalmente para o alcance da qualidade das empresas (PERTENCE e MELLEIRO, 2010; LUGOBONI, et al., 2018).

  1. Nome dos acadêmicos
  2. Nome do Professor tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão da Qualidade (FLC3426CGQ) – Prática do Módulo IV – 01/11/2021

Para alcançar uma excelente qualidade, o maior desafio é a avaliação dos resultados obtidos. Organizações públicas e privadas estão sempre buscando ferramentas para colaborar com informações relevantes para que o processo de tomada de decisão seja baseado em evidências enão na intuição (VILANOVA, et al., 2017).

Imagem 1: Principais Ferramentas de Gestão.

5 S        PDCA        ISHIKAWA

[pic 2][pic 3][pic 4]

Fonte: Siteware.com.br

HISTOGRAMA        BRAINSTORMING        PARETO

[pic 5][pic 6][pic 7]

Fontes: Siteware.com.br - consultoradealimentos.com.br - blog.aevo.com.br - pt.wikipedia.org – www.manutencaoemfoco.com.br - www.suno.com.br

Segundo Pertence e Milleiro (2010) sobre as ferramentas de gestão:

Inúmeras são as ferramentas que podem ser empregadas na implantação e consolidação do processo de gestão de qualidade e produtividade de uma instituição, tais como: Metodologia do Programa 5S, Método PDCA, Diagrama de Pareto, Fluxograma, Gráficos de dispersão, Diagrama de controle, Folha de verificação, Diagrama de causa e efeito, Histograma e Brainstorming.

As Ferramentas de Qualidade são de extrema importância para a gestão e desempenho de uma instituição. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009, p. 22), “o indicador é  uma medida, de ordem qualitativa e quantitativa, dotada de significado particular e utilizada para

organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõe o objetivo da observação”.

A avaliação visa esclarecer procedimentos, melhorar a eficácia e tomar decisões eficazes sobre o que esses planos estão fazendo ou afetando. Portanto, envolve a coleta sistemática de informações sobre as atividades e resultados de programas, recursos humanos e produtos disponíveis para grupos específicos de pessoas (PERTENCE e MELLEIRO, 2010).

De acordo com Lugoboni et al. al., (2018) apontou que avaliar significa dar à organização um valor que ela considera importante, relacionar-se com seus objetivos estratégicos e permitir que ela observe onde está e quais medidas de melhoria precisam ser tomadas.

A avaliação deve ser consistente com a razão da organização para garantir que sua missão seja alcançada. Essa consistência permitirá que o controle seja medido, mesmo que os gastos com recursos sejam totalmente aplicados nas tarefas organizacionais (LUGOBONI, et al., 2018).

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, bibliográfico, qualitativo, desenvolvido com pesquisa de campo e estruturado através de uma entrevista realizada no segundo semestre de 2021 com busca literária. Segundo Menezes et al. (2019), temos dois tipos de pesquisas sobre sua natureza: por um lado, ditas qualitativas, por outro, quantitativas. Ambos são a base para a metodologia de redação do projeto porque mostram a direção que a pesquisa tomará. A revisão bibliográfica para fundamentação teórica foi realizada uma busca no Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando os descritores gestão, gerenciamento da qualidade e modelo de gestão. Posteriormente a entrevista agendada para o dia 19/10/2021, foi realizada através do Google Forms®, com aplicação de questionário atravéz de perguntas abertas, com o gerente de qualidade de uma empresa privada do município de Belo Horizonte. Após a entrevista, analisamos o conteúdo e assimilamos com o referencial teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com