TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES PARA A DECISÃO DA LOCALIZAÇÃO

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

A empresa ‘Sabor dos Deuses Alimentos Ltda.’ está fazendo um estudo para aumentar sua produção de suplementos alimentares. Os gestores desta empresa sabem que para fazer tal implementação, estes devem possuir uma rede de suprimentos capaz de suprir as necessidades de um mercado em pleno aquecimento, pois segundo o levantamento da equipe de marketing da empresa, existe uma expectativa de consumo de 2,5 kg por indivíduo e para tanto neste primeiro momento é necessária uma produção mensal de 25 toneladas.

Você e sua equipe são os responsáveis por realizar esse estudo e por definirem se é viável ou não o aumento da produção.

  1. LOCALIZAÇÃO

Rua Mariano Pamplona, S/N – B: Fundação, São Caetano do Sul/SP

[pic 1] 

(Antigo espaço Matarazzo)

Com o aumento significativo de empresas, os mais variados setores têm sido obrigadas a acompanhar os avanços em seus resultados de desempenho, obtendo respostas mais rápidas, de forma eficiente, flexível, segura e com custos que permitem ter bons resultados à concorrência.

Para as empresas, a localização pode afetar seus custos, interferindo no atendimento ao cliente, no seu tempo de transporte e na proximidade dos seus recursos de suprimentos.

Para isso as decisões de localização devem ser avaliadas cuidadosamente, utilizando-se as técnicas apropriadas para se evitar uma escolha mal sucedida. As escolhas de localização devem ser analisadas, e sua decisão deve tomada diante da visão que a empresa tem de seu negócio.

  1. FATORES PARA A DECISÃO DA LOCALIZAÇÃO

Disponibilidade de mão-de-obra qualificada;

Proximidade com as fontes de fornecimento;

Proximidade com mercados consumidores;

Qualidade de vida e serviços disponíveis aos funcionários;

Serviços Públicos (água, esgoto, energia, telecomunicações, etc.);

Benefícios fiscais e ajuda financeira;

Rodovias, Portos, Aeroportos, Ferrovias;

Legislações, sindicatos mais flexíveis;

Cultura da região, princípios éticos;

Localização dos concorrentes

  1. MOTIVOS PARA A DECISÃO DA LOCALIZAÇÃO

Além da estrutura do local ser ampla, que já foi utilizada para empresas do Grupo Matarazzo, a localização foi fundamental para a escolha. São Caetano do Sul por ser uma cidade pequena, acaba sendo uma região mais prática e de fácil acesso para os estabelecimentos que utilizam o produto, tanto do ABC quanto de SP.

Fazendo uma análise de mercado, verificamos que só em SCS, existe uma rede de 1.262 academias, onde a maior parte são adolescentes e adultos de diversas faixas etárias, usufruindo dos estabelecimentos e consumindo a suplementação.

  1. MACROFLUXOGRAMA

[pic 2]

  1. ANÁLISE ESTRATÉGICA

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) é um modelo dividido em uma análise interna, observando as características da própria organização através de suas forças (Strengths) e fraquezas (Weaknesses) e uma análise do ambiente externo, observando as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats), com o propósito de auxiliar na formulação e planejamento estratégico de uma empresa.  O propósito desta análise é reconhecer as limitações da organização, maximizando os seus pontos fortes ao mesmo tempo em que monitora as ameaças e oportunidades do ambiente externo. (SHIMIZU; CARVALHO; LAURINDO, 2006)

2.1.1 FORÇAS (Strengths)

As forças consistem nos recursos e competências de uma empresa que podem gerar vantagens em relação aos seus competidores.

  • Marca reconhecida;
  • Alto campo de mercado;
  • Localização favorável;

2.1.2 FRAQUEZAS (Weaknesses)

As fraquezas consistem nos aspectos em que a empresa possui desvantagens em relação a seus concorrentes.

  • Dificuldade de acesso aos recursos naturais;
  • Custos fixos elevados;
  • Marca pouco reconhecida;
  • Reputação negativa da empresa no mercado;
  • Grande competitividade e pouco destaque no produto;

2.1.3 OPORTUNIDADES (Opportunities)

Oportunidades são características do ambiente externo da indústria como um todo que ocorrem no mercado, fora do controle da empresa, capazes de beneficiá-la, proporcionando um aumento na rentabilidade da empresa ou um fortalecimento da indústria.

  • Alta taxa de crescimento do mercado;
  • Uso de novas tecnologias;
  • Aumento da renda dos clientes e, portanto, da demanda;

2.1.4 AMEAÇAS (Threats)

As ameaças são fatos que ocorrem no ambiente competitivo que podem prejudicar as operações de uma empresa.

  • Regulamentação mais rigorosa do setor;
  • Crescimento muito rápido do mercado;
  • Desenvolvimento de produtos substitutos com melhor índice de preço-desempenho;

A partir dos dados apresentados sobre a indústria e da empresa em questão, foi observando as forças competitivas que se encontram em crescimento avassalador e que, por isso, foi realizado um estudo focado na Produção através do modelo SWOT e da determinação do posicionamento estratégico a ser tomado por ela.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Brasnutri, dos R$ 150 milhões movimentados em 2008, saltou para R$ 600 milhões em 2012, e a chance de surgir novos ingressantes que afetem a estrutura do setor é muito alta, visando que Brasil tem a segunda maior cadeia de academias no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (528.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com