TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/1/2021  •  Resenha  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

   

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

DISCIPLINA:  MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR (A): Cléa Maria Machado de Alencar

ALUNO (A): Jamylson Melo Nunes

Data: 18/12/2020      

ATIVIDADE [pic 1][pic 2]

Filme: O óleo de Lorenzo

Em 30 Maio 2008 morre Lorenzo Odone, cuja doença motivou um esforço sobre-humano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar "O Óleo de Lorenzo", morreu aos 30 anos, informou a imprensa americana neste sábado. Seu pai, Augusto Odone, afirmou ao jornal "Washington Post" que Lorenzo morreu na sexta-feira, em sua casa de Virgínia por causa de uma pneumonia. Odone padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente em uma falha cerebral e morte, mas Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos.   Augusto Odone explicou aos jornais que a morte de seu filho não foi consequência da doença e sim de uma pneumonia que pode ter resultado da inalação de um corpo estranho nos pulmões.  Segundo o "Post", Augusto Odone atribuiu os anos de sobrevivência de seu filho a um tratamento a base de azeite de oliva e colza, que ele descobriu pouco depois que Lorenzo foi diagnosticado com a doença, no final dos anos 80. O filme "O Óleo de Lorenzo" descreve essa descoberta e os esforços de Augusto e Michaela Odone . Apesar de leigo, Augusto estudou a fundo a doença do filho e chegou a uma resposta até então desconhecida pelos médicos. Augusto Odone disse que pretendia cremar os restos de seu filho e misturar com as cinzas de sua mulher, morta em 2000. Um estudo publicado em 2005, com base em pesquisa com 84 garotos, mostrou que um tratamento feito a partir de óleos de oliva e colza - patenteado por Augusto Odone - pode prevenir o aparecimento dos sintomas da doença para a maioria dos meninos que recebem um diagnóstico de ALD.

Acesso ao Filme em : https://www.youtube.com/watch?v=buDsw5XbtHI

  1. A partir do relato acima, extraído do Jornal The New York Times,  Jun 23, 2008 at 7:24 PM PDT / Story Updated: Nov 20, 2008 at 8:58 PM PDT, responda ao roteiro que segue:
  1. O filme “O oléo de Lorenzo” ilustra, de certo modo, a trajetória da evolução da ciência, que parte do senso comum e alcança o conhecimento científico. Esta trajetória foi por nós estudada em sala: por isso, preciso que você especifique quais caminhos os pais de Lorenzo trilharam para o alcance da sabedoria científica que prolongou a vida do menino?
  2. Depois do diagnóstico médico, quais ações foram delineadas pelos seus pais e como a ciência médica se comportou a partir da atitude investigativa de Augusto e Michaela?
  3. Em relação ao conhecimento adquirido, como Augusto e Michaela chegaram até ele? Quais caminhos, quais estradas, quais percursos, científicos e quais instrumentos científicos deram acesso as primeiras especulações científicas dos  Odone?
  4. Augusto e Michaela não se satisfizeram com o conhecimento adquirido. Buscaram promover eventos que discutissem as condições de tratamento aos portadores de ALD. A qual conclusão científica chegaram ao final do 1º. Evento?
  5. Que lição este filme deixa em relação a pesquisa? Qual reflexão ele nos traz em relação ao cuidado humano, a perseverança humana na busca pelo conhecimento e ao alcance da ciência e cura?

[pic 3][pic 4][pic 5]

Respostas.

a) No primeiro momento, movidos pela necessidade na mudança de comportamento do filho, os pais de Lorenzo foram atrás de especialistas que pudessem descobrir o que estava acontecendo, e após dificuldades conseguiram diagnosticar a doença, mas ainda precisavam descobrir a cura ou um tratamento eficaz, após isso recorreram aos médicos que não ajudaram muito por ser uma doença rara. Eles se viram na necessidade de fazerem algo por conta própria e partiram pro próximo passo que foi a observação e a pesquisa intensa em livros e artigos e participando de eventos, o que os fez descobrirem o tratamento com o óleo através da observação de estudos e testes feitos com ratos. Através desses caminhos eles chegaram no campo do conhecimento científico que pode ajudar várias outras pessoas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (420.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com