TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/7/2022  •  Bibliografia  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, TECNOLÓGICAS E LETRAS- CCHSTL - CAMPUS AÇAILÂNDIA

DISCIPLINA:MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PROF. DR. BRUNO MENESES

FILYPE PEREIRA GALVÃO

O ENDOMARKETING NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA - MA

AÇAILÂNDIA

2022


FILYPE PEREIRA GALVÃO

O ENDOMARKETING NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NA VIGILÂNCIA EM SAUDE DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA - MA

Projeto de pesquisa Apresentado ao curso de Administração do CCHSTL/UEMASUL visando o desenvolvimento cognitivo e obtenção da 2° nota da disciplina de planejamento estratégico.

Orientador: Prof. Marcos Paulo Andrade Silva

AÇAILÂNDIA

2022


APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL [pic 2]

Instituição

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

Responsáveis pela proposta (nome, títulos que possui, cargo que ocupa)

Filype Pereira Galvão;

Nicolas Lima e Silva;

Wagner Silva Jorge.

Endereço completo da unidade ou sub-unidade

Avenida Topázio, número 100

Açailândia

Maranhão

65930-000

E-mail dos responsáveis

filypegalvao.20190006226@uemasul.edu.br;

nicolassilva.20190006084@uemasul.edu.br;

wagnerjorge.201604361@uemasul.edu.br

Ano de apresentação

2022

RESUMO

O presente estudo visa mostrar que o endomarketing pode trazer melhorias em um ambiente de trabalho, e por isso as empresas podem vê-lo como uma ferramenta de apoio importante na sua gestão. Nesse contexto, por meio de aplicação de questionário online como instrumento de pesquisa, será possivel identificar junto aos colaboradores da vigilância em saúde da cidade de Açailândia – MA, se o endomarketing vem sendo aplicado na pratica como ferramenta estratégica para obter ou aumentar a qualidade na prestação do serviço público municipal.

Palavras-chave: Serviço Público; Marketing interno; Motivação.

        

ABSTRACT

The present study aims to show that endomarketing can bring improvements in a work environment, and therefore companies can see it as an important support tool in their management. In this context, through the application of an online questionnaire as a research instrument, we sought to identify with the collaborators of health surveillance in the city of Açailândia - MA, whether endomarketing has been applied in practice as a strategic tool to obtain or increase quality. in the provision of the municipal public service.

Keywords: Public Service; Internal marketing; Motivation.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2.1 Endomarketing        7

2.2 As ferramentas do endomarketing e seus benefícios para as organizações        9

2.3 Endomarketing no setor público        11

3 JUSTIFICATIVA        12

4 OBJETIVOS        12

4.1 Objetivo Geral        12

4.2 Objetivos Específicos        13

5 METODOLOGIA        13

6 CRONOGRAMA        14

7 RECURSOS FINANCEIROS E FINANCIAMENTO        15

REFERÊNCIAS        16

  1.  INTRODUÇÃO

O seguinte estudo teve como objeto a ser analisado a loja arte&cor que é uma empresa que trabalha com vendas de roupas, acessórios e calçados. A loja conta com a proprietária e com mais três colaboradoras. A empresa está situada no município de Espumoso/RS. O estudo tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para a empresa em questão. Para o sucesso de tal foi identificado cada fator que influenciou na implementação do projeto, como pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças. Para a identificação dos pontos fortes e fracos da organização foi aplicado um questionário com as colaboradoras da empresa e também com a gestora da empresa.

Um dos principais fatores de sucesso das empresas modernas na atualidade são os seus colaboradores, pois é por meio deles que a empresa consegue cumprir seus objetivos  e a  sua produtividade  desejada, as organizações atuais, não se preocupam mais apenas com os princípios do marketing que é em seu apanhado, atender as necessidades e desejos dos consumidores, nota-se que com o passar dos anos, as empresas passaram a se preocupar mais com seus recursos humanos, observando a importância  da motivação para o trabalho e como isso influencia na produtividade de seus colaboradores.

Nesse sentido, surge uma ferramenta que é de grande importância para as organizações, o endomarketing. Para a associação brasileira de marketing (2015), endomarketing é o “trabalho interno da empresa para aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização, o endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores”.

Atualmente o endomarketing é uma ferramenta de grande valor para as organizações, pois aproxima os colaboradores de seus superiores da organização, por meios de treinamentos, bonificações, prêmios e palestras motivacionais, melhorando assim o clima organizacional e fazendo com que o colaborador se doe ao máximo para cumprir metas, aumentando também sua produtividade dentro da empresa. De acordo com Junior, et al (2014, p.05) as principais práticas de endomarketing são: a valorização do funcionário, o treinamento, a motivação interna clara e transparente, a qualidade de vida na organização, planos de carreira, além de atividades de integração, avaliações de desempenho e envolvimento dos colaboradores com os objetivos e metas da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (244.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com