TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PERCUSSORES DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.744 Palavras (19 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Faculdade Anhanguera de Brasília

Administração

Disciplina: Teorias da Administração

    Cilderlene Corando – 7581598524                

                                                                  Heber Sousa – 7365320341

                                                                Juliana Ribeiro Barbosa – 7368670572

    Luciano José Alves dos Santos– 6951515374

Raianny Lopes Santos Reis – 7706635228

Rosemberg Galvão de Macedo Araújo - 7189542231

Tutora a Distância:

BRASÍLIA/ DF

 2013[pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO  

 Buscamos através desse trabalho, mostrar o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução influenciou e influencia ainda a maneira pela qual a administração é aplicada até hoje.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançarem objetivos. A administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as organizações jamais teriam condições de crescerem e de existirem, pois a função da administração e fazer com que as organizações alcancem seus objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo.

ETAPA 1

O sucesso de um administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidades. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.

A administração é vista como uma habilidade humana que consiste na capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. A verdadeira aptidão de saber trabalhar com os outros devem torna-se uma atitude natural e constante, uma vez que ela envolve sensibilidade não apenas no momento de tomar uma decisão, mas também na conduta cotidiana do indivíduo. Essa habilidade  envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. A habilidade humana está relacionada com a interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas.

A pessoa dotada de grande habilidade humana é ciente de suas próprias atitudes, opiniões e convicções acerca dos outros e de grupos de pessoas; é capaz de aperfeiçoar a utilidade e as limitações de tais sentimentos. Ao aceitar a existência de opiniões, percepções e convicções que são diferentes das suas próprias são suficientemente hábeis para compreender o que os outros realmente querem dizer com palavras e atos.

         Além disso, existem outras duas habilidades que compõe a habilidade humana, as habilidades técnicas que envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. As habilidades conceituais envolvem a visão da organização como um todo. A facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações.

Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte da organização afetam o resto dela.  As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas.

A administração cresceu e tornou-se uma ciência evoluindo sempre com a humanidade. O desenvolvimento das idéias e teorias da Administração recebeu várias influências desde a antiguidade aos tempos modernos destacando-se:

  • Influenciados filósofos: Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.
  • Influência da Igreja Católica com princípios de hierarquia e subordinação.
  • Organização militar com princípios eficiência, planejamento e execução.
  • Revolução Industrial – 1º Revolução: desenvolvimento do carvão e ferro, mecanização da agricultura, aplicação da força motriz a indústria, desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e comunicações. 2º Revolução: processo de fabricação do aço, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna.
  • Pioneiros e Empreendedores: contribuindo com o desenvolvimento dos departamentos e necessária dos gerentes profissionais.

OS PERCUSSORES DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FORAM:

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) economista e engenheiro mecânico americano. Taylor diante da sua necessidade de criar técnicas para o trabalho, pois não havia métodos e sem métodos os trabalhadores faziam o trabalho de acordo ou suas intuições e os administradores não tinham como avaliar seu desempenho.

Partindo desta necessidade Taylor liderou um movimento para a criação da administração cientifica. Os princípios e as técnicas deste movimento era promover a prosperidade entre patrões e empregados. Ou seja, pagar altos salários aos empregados para aumentar a eficiência. Usando o sistema de pagamento por produção que fazia o rendimento do trabalhador aumentar de acordo com seu esforço, com isso Taylor conseguiu aumentar expressivamente a eficiência dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (358.2 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com