TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPIOS DA PRODUÇÃO ENXUTA

Por:   •  24/9/2021  •  Artigo  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema enxuto é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade. E suas ferramentas têm sido cada vez mais aplicadas pelas empresas.

É possível tornar o trabalho de uma organização mais satisfatório, eliminando desperdícios.

Esse grande combustível que motivou a transformação da Toyota na década de 50, é uma das formas mais conhecidas de criar empresas enxutas. Atualmente, seus preceitos norteiam o funcionamento de milhares de organizações.

OS PRINCIPIOS DA PRODUÇÃO ENXUTA

A produção enxuta funciona apoiado em alguns princípios.

Valor, Fluxo de valor, Fluxo contínuo, Produção Puxada e Perfeição.

Esses princípios quando aplicados em conjunto geram uma grande sinergia em busca da melhoria contínua das operações.

É bom sempre lembrarmos que a aplicação desses conceitos, requer também a mudança de atitude da corporação e a forma de agir de todos os envolvidos.

Agora vou falar um pouco sobre o conceito de cada princípio:

VALOR

É o ponto de partida essencial para o pensamento enxuto é o valor, que só é significativo quando expresso em termos de um produto específico, que atenda às necessidades do cliente, a um preço específico, em um momento específico.
É tudo aquilo que os clientes consideram importantes em um produto e é o ponto motivador que faz o consumidor adquirir certo produto de uma determinada empresa.

FLUXO DE VALOR

É fundamental para a produção de todos os produtos. Ele engloba fluxo de produção, desde a chegada da matéria-prima até o consumidor final.

Com base nessa definição e analisando o fluxo de valor, é possível diferenciar as ações que ocorrem ao longo do processo, entre etapas que agregam valor e as que não agregam valores:

  • Etapas que agregam valor:  Nessas etapas o produto ganha atributos que os clientes reconhecem e estão dispostos a pagar por elas.
  • Etapas que não agregam valor: são as etapas completamente desnecessárias ou repetitivas dentro de um processo produtivo, onde o cliente não as reconhece como valor e por isso não está disposto a pagar por elas.

FLUXO CONTÍNUO

 Nada mais é produzir uma peça de cada vez, com cada item sendo passado imediatamente de um estágio do processo para o seguinte sem nenhuma parada ou desperdícios entre eles.

PRODUÇÃO PUXADA

É fazer somente aquilo que o cliente solicita. É tentar eliminar qualquer excesso de desperdício. O objetivo é atender estritamente a demanda do cliente.

PERFEIÇÃO:

É a busca pela melhoria contínua (é o Kaizen) de todo o processo, pessoas e produtos para fornecer o valor puro, sem nenhum desperdício. Esse princípio tem como foco a eliminação progressiva dos desperdícios e está fortemente ligado à integração total dos outros quatro conceitos.

Agora vou falar um pouco sobre os PILARES DA PRODUÇÃO ENXUTA:

Como podemos observar na imagem, o sistema é representado pelo desenho de uma casa, por ser um sistema estrutural. Esse sistema só é forte se todas as suas conexões como telhado, pilares e bases estiverem fortes.

TELHADO:

O telhado representa as metas que devem ser seguidas pelas organizações.

Como a produção enxuta está baseada sobre dois pilares.

O primeiro pilar tem o nome de Just-in-time, esse pilar tem como objetivo reduzir ao máximo os estoques usados para proteger a produção. Ele está relacionado com a entrega das produto/serviços no exato momento em que serão utilizadas e na quantidade correta.

Portanto esse pilar define que nada pode ser produzido se não houver demanda que justifique a produção.

O 2° pilar é conhecido como Jidoka ou Automação, o objetivo desse pilar é separar a atividade do homem da atividade da máquina, possibilitando que um mesmo operador trabalhe em diversas máquinas ao mesmo tempo.

Os dois pilares estão apoiados por mais três bases que garantem o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen.

BASES:

Base Padronização do trabalho, é a estipulação para a realização de uma operação. Ocorrendo essa padronização os colaboradores conseguem saber como tudo deve ser feito, em quanto tempo precisa ser feito e quanto recurso utilizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (147.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com