TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  2/5/2015  •  Artigo  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade da aula 10

Nome: Noe Assunção

Faça uma pesquisa na Internet sobre temas listados abaixo e elabore um resumo, em pelo menos uma página, para cada um:

OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Administração científica é um termo cunhado por Frederick Winslow Taylor no seu livro “Princípios da Organização cientíca” (1911) que se caracteriza como um modelo de administração e organização de produção baseada na aplicação de um método científico no processo produtivo a fim de garantir maior produtividade, garantindo o custo/benefício aos donos dos meios de produção. Nessa perspectiva de racionalização da produção, Taylor propunha estratégias para aumentar  o nível da produção em menos tempo sem aumentar o custo.

Para o autor o tempo e o movimento deveriam ser estudados a favor do processo produtivo, deveriam ser analisados, estudados e testados cientificamente, além da implantação de uma metodologia a fim de padronizar a produção que deveria ser seguida por todos os trabalhadores. As tarefas designadas para os trabalhadores deveriam estar de acordo com as suas aptidões, executando-as de forma eficaz em pouco tempo, garantindo a produção em série. A remuneração deveria estar atrelada à produção, incentivando o trabalhador a produzir sempre em maior quantidade.

 Taylor os princípios fundamentais da administração científica :

- Planejamento:  Substituição dos métodos empíricos por métodos científicos, o improviso e a opinião individual dão lugar ao trabalho testado e planejado. O tempo e os movimentos deverão estar a favor  da produção em menos tempo.

- Preparo dos trabalhadores: Os trabalhadores deverão ser  selecionados para atividades que estejam de acordo  com as suas aptidões, para depois treiná-los e prepará-los para  produzirem mais em menos tempo.

- Controle: As etapas da produção deverão ser constantemente verificadas a fim de perceber se a realização das mesmas estão de acordo com o planejamento elaborado com as metas a serem atingidas.

- Execução:  Cada trabalhador deverá  ocupar um lugar específico no processo de produção, a fim de que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Apesar da evolução causada pela teoria de Taylor no processo produtivo industrial, a administração científica foi alvo de várias críticas como:

- A administração científica transformou o homem em máquina, passivo, mecânico e sem opinião própria do processo de produção.

- O trabalhador designado apenas numa parte do processo de montagem, limita o mesmo de uma visão mais ampla do processo, não se reconhecendo no produto  final da montagem.

- A administração científica considera o trabalhador  apenas como uma parte da engrenagem das máquinas, negando o lado social e humano dos mesmos.

REFERÊNCIA

http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/


OS PRINCÍPIOS DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO DE HENRI FAYOL

A teoria administrativa de Henri Fayol, juntamente com  a administração científica de Taylor  formam duas importante vertentes da  Teoria da Administração. É importante destacar que Fayol  constrói seus conceitos e estudos no contexto do ápice do processo de industrialização, fins do século XIX e início do XX com um crescimento acelerado e desordenado de indústrias com grandes avanços tecnológicos necessitando formar mão-de-obra especializada para atender essa  nova realidade e consequentemente aumentar a produção e eficiência das empresas.

A visão de Fayol sobre a administração das organizações é de um gerente ou diretor, cargo que desempenhou num período de sua vida  em uma mineradora, que a recuperou finaceiramente depois de um grande colapso, aplicando alguns princípios  da sua teoria.

Fayol desenvolveu  alguns princípios que na sua percepção julgava capaz  de organizar administrativamente uma empresa, são eles:

- Divisão do Trabalho: Produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. Todos os trabalhadores devem ser especializados garantindo a eficiência da produção e o lucro.

-  Autoridade e Responsabilidade: Consiste na autoridade de mandar e de ser obedecido.  O comando  deve ser calcado na responsabilidade de como aplicar sua autoridade sobre seus subordinados.

- Disciplina:  Respeito às normas e regras estabelecidas, sujeito à ações corretivas e punitivas àqueles que as transgredissem.

-   Unidade de Comando: As ordens deveriam partir apenas de um lider, evitando assim conflitos de ideias e disputas de poder dentro de uma mesma organização).

-  Unidade de Direção: Uma determinada tarefa deve ser dirigida por apenas um gestor, utilizando um único plano de operações.

- Subordinação dos Interesses Individuais aos Interesses Gerais: Os interesses da organização devem estar acima dos interesses pessoais e individuais.

- Remuneração do Pessoal: A remuneração deve ser satisfatória tanto para trabalhadores quanto para os donos dos meios de produção, este útlimo deve respeitar os interesses da sua mão-de-obra, cuidando da sua saúde, aperfeiçoamento e estabilidade.

- Centralização: Considerava que o poder central da autoridade deveria se situar no topo da organização.

- Hierarquia: O comando deveria partir de uma autoridade superior , passando pelos níveis gerenciais até o nível operacional, garantindo o sucesso e a rapidez na execução das tarefas..

- Ordem: Cada coisa deveria estar no seu devido lugar, assim como um lugar para cada pessoa e cada pessoa no  seu devido lugar.

- Equidade: Para estimular a boa vontade do trabalhador em executar a sua tarefa dentro da organização é necessário que seja tratado com benevolência e justiça.

- Estabilidade do Pessoal: Um trabalhador deve permanecer numa mesma função por um espaço de tempo considerável para que possa desempenhar a sua tarefa de forma apreciável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com