TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 16

 SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Laticínios Bela Vista Ltda.

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS COMO UM TODO

 Mylena Rodrigues da Fonseca

 Bela Vista de Goiás 16 de agosto de 2019 

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Laticínios Bela Vista Ltda.

A IMPORTÀNCIA DO RECURSOS HUMANOS COMO UM TODO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Senai e ao Laticínios Bela Vista Ltda., como requisito obtenção do Certificado de Assistente Administrativo Industrial.

Mylena Rodrigues da Fonseca

Bela Vista de Goiás 16 de agosto de 2019

SUMÁRIO

 

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        9

3.        CONCLUSÃO        10

4.        REFERÊNCIAS        11

5.        ANEXOS        12

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo demostrar a importância do setor de recursos humanos no desenvolvimento integral das organizações que o possuem. O setor de Recursos Humanos (RH) é responsável por todas as práticas e políticas que envolvem a administração de comportamentos dentro de uma organização. Ele está envolvido – direta ou indiretamente – com o funcionamento de todos os departamentos e uma empresa, pois trabalha como mediador entre os interesses dos funcionários e os das organizações.

O departamento de recursos humanos vai muito além de entrevistar, selecionar, contratar ou demitir colaboradores. Eles veem as pessoas como recursos que agregam a empresa, e buscam a elaboração de estratégias e investimentos para desenvolverem as capacidades de cada um.

Dentro dessa concepção compreende-se que o sucesso de uma organização depende de vários fatores, na segmentação de setores encontra-se o setor de RH, e através de uma pesquisa quantitativa, buscaremos compreender qual a importância do setor de recursos humanos no contexto estratégico da organização. Este objetivo geral encontra-se orientado pelos objetivos específicos abaixo:

- Demostrar a evolução histórica do setor RH;

- Analisar as práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas;

- Aferir a importância estratégica da área de RH.

Mesmo com todas as mudanças no mundo corporativo, alguns colaboradores e administradores não compreende e não percebem a importância do RH, pois não sabem que tudo depende da mentalidade e cultura predominante na organização, da estrutura organizacional, estilo gerencial, clima, ambiente, seguimento, metas, missão, visão, e uma séria de variáveis, tornando o setor sensível a todos estes fatores.

Considerando o texto acima, o presente estudo tem como tema principal indagar qual é a importância do setor de recursos humanos (RH) nas organizações ?

Anteriormente, se conceituava Administração de pessoal. E o único interesse neste período era os aspectos técnicos dos salários, avaliação, formação e compensação dos empregados. Por tanto o conceito Gestão de Recursos Humanos é atual, surgindo com o intuito de melhorar a relação entre a empresa contratante e o colaborador.

O aparecimento de maior funcionalidade e importância dos recursos humanos foi a partir do século XX num contexto marcado pelo paradigma dominante nas empresas que sabiam a necessidade de controlar o trabalho, de motivar os empregados e o quanto isso era importante para a empresa se sobressair em comparação as demais.

Nos primeiros 40 anos do século XX, os administradores de pessoal se ocupavam essencialmente com o recrutamento e os salários dos trabalhadores, mas após a II Guerra Mundial alargou suas demandas se preocupando também com formações básicas, negociações, contratações e estratégias.

Na década de 60, embora o departamento de RH sempre garanta as atividades de carácter administrativo e sindical, agora a preocupação também é o desenvolvimento e administração de políticas e práticas a respeito da gestão dos empregados. A responsabilidade pelo desenvolvimento de métodos para seleções, para retribuição ao funcionário, alguns desses métodos são as avalições de desempenho e o planejamento de perfil para futuros funcionários. Estas funções alargam-se devido ao aumento da legislação sobre a descriminação no trabalho.

Por volta da década de 1950, sob a influência do aparecimento da Administração Científica e Escola clássica de Taylor e Fayol (1916), com a divisão de demandas do administrador em planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Sendo um chefe de perfil inflexível e insensível. Segundo (MARRAS,2011, p. 7):

O movimento de relações humanas, na década de 1920, trouxe um desafio extremo à função de chefe pessoal. Como se sabe, um novo modelo de administração teve como base de mudança a relação entre empregados e empregadores [...] Surgem em 1945, os primeiros estudos sobre liderança, autocrismo, democracia no trabalho e motivação humana. (MARRAS,2011, p. 7)

O empregado executava a tarefa, e o chefe, coordenava tudo. A gestão de pessoas começa então a ter uma visão mecanicista e sistemática, através do entendimento das técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, utilizando o máximo de conhecimento.

No processo de evolução do perfil profissional de recursos humanos, destaca-se cinco fases: a fase contábil, a fase legal, a fase tecnicista, a fase administrativa (ou sindicalista) e, a fase estratégica, que possuíam as seguintes características:

A fase contábil (Antes de 1930), pioneira da ‘gestão de pessoal’, caracterizava-se pela preocupação com os custos da organização.

A fase legal (1950 a 1965) caracterizava-se pela preocupação na manutenção das recém-criadas leis trabalhistas da era getulista.

A fase tecnicista (1950 a 1965) foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.

A fase administrativa (1965 a 1985) implementou o movimento sindical denominado ‘novo sindicalismo’. Registrou também uma nova mudança na denominação e na responsabilidade do até aqui gerente de relações industriais: o cargo passou a se chamar gerente de recursos humanos para então a ênfase em procedimentos burocráticos e puramente operacionais para a responsabilidades de ordem mais humanísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (316.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com