TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

CIDADE/2020

Nº.

NOME

RA

01

02

03

04

05

06

 Essa pesquisa se trata do Projeto Integrado Multidisciplinar II, referente ao estudo realizado no segundo bimestre do primeiro período do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista. Esse estudo demonstrará como os conceitos economia e mercado, gestão de recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada estão presentes na administração do grupo Natura &Co. As informações necessárias para análise foram colhidas por meio de levantamento bibliográfico.

INTRODUÇÃO

Natura &Co é um grupo orientado por propósitos, formado por quatro empresas icônicas do ramo da beleza: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. O grupo está presente em mais de 100 países e busca melhores maneiras de fazer negócios, comprometidos em gerar impacto econômico, social e ambiental positivo.

A Natura é uma empresa brasileira, presente em dez países, que completou 50 anos em 2019. Conta com 1,8 milhão de consultoras na venda direta, além de 490 lojas (próprias e franqueadas). É conhecida pelo modo como integra a sustentabilidade ao seu modelo de negócios – foi a primeira companhia de capital aberto a se tornar uma Empresa B, em 2014.

Esta pesquisa apresenta e analisa a importância do estudo de economia e mercado no cenário onde a empresa está inserida, da gestão de recursos matérias e patrimoniais na estratégia e nos processos da empresa e da aplicação da matemática aplicada para geração de dados necessário para a tomada de decisões.   O caso selecionado evidencia uma empresa com um modelo de negócio peculiar, mas não exclusivo, que tem tido sucesso na sua expansão internacional, apoiada por uma atuação estratégica fundamentada em valores de responsabilidade social.

Na conclusão são apresentados os pontos fortes e fracos da empresa e uma sugestão de implementação para maior crescimento.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A Economia muitas vezes é fortemente associada simplesmente à contenção ou moderação nos gastos. Porém a Economia pode ser definida não somente como contenção, mas também como a ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais.

Guimarães e Gonçalves (2010, p. 184) indicam:

Economia é a ciência que estuda como os recursos escassos das sociedades são alocados tendo por base as decisões individuais de consumidores, trabalhadores, firmas etc. [...] é a ciência que analisa as escolhas individuais e suas interações.

Dentro do estudo da Economia temos os sistemas econômicos. Esses representam a forma organizada de uma sociedade para o desenvolvimento de suas atividades econômicas. Os sistemas econômicos atuais podem ser baseados em comandos centralizados, em liberdade de ação e ainda podem ser mistos. Esses modelos combinam características do capitalismo e do socialismo.

Outro aspecto importante no estudo da economia são as leis da demanda e da oferta de bens e serviços. A demanda representa a intenção de compra pelos consumidores enquanto que a oferta revela os interesses dos produtores pela transação com seus produtos e serviços. E diante dessa interação dos agentes econômicos, encontramos várias estruturas de mercados, como: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.

Ainda dentro do contexto econômico, percebe-se que a macroeconomia estuda a coordenação geral das atividades econômicas. Visto que o equilíbrio geral nem sempre é atingido, a macroeconomia também analisa as razões ou causas das falhas dessa coordenação, bem como as suas possíveis correções, por meio de políticas econômicas apropriadas.

As possíveis falhas de mercado requerem a presença do Estado na economia, atuando por intervenção legislativa ou ainda por intervenção política econômica. Entre as medidas governamentais, ainda temos o regime de metas para inflação, que adota uma política monetária pautada pela busca de estabilidade de preços bem como pela transparência de todo o processo no sentido de buscar maior credibilidade por parte da autoridade monetária junto à sociedade.

  1. Natura & CO – Mercado

A Natura está lutando para manter sua robusta trajetória de crescimento, uma vez que o difícil ambiente macro que molda seu mercado doméstico dificulta o crescimento. No entanto, a oferta de produtos naturais da empresa continua a crescer em popularidade na América Latina. Além disso, a aquisição da Avon Products Inc pela Natura & Co consolidará a posição da empresa no Brasil e aumentará significativamente a diferença entre a Natura & Co e o Grupo Boticário, um de seus concorrentes. Para a Natura, esse movimento representa mais um passo na redução da concentração de suas vendas globais no Brasil e apresenta uma estrutura de receitas mais diversificada por região. Hoje, o Brasil representa 53% do total de vendas da empresa.

Com o crescimento de novos modelos de vendas diretas ao consumidor não é de surpreender que duas marcas antigas estejam se unindo para combater a crescente fragmentação e mudanças monumentais no setor. Enquanto na América Latina o modelo tradicional de venda direta foi menos afetado pela crescente ameaça dos conceitos de venda digital, o mesmo não pode ser dito para os outros territórios da Marca.

Dada a experiência que a Natura tem na construção de uma presença física em todo o Brasil, é possível que a Avon possa eventualmente explorar tijolos e argamassas para compensar algumas de suas perdas devido à desaceleração no canal de venda direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (628.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com