TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

AMANDA PEREIRA NORBERTO 8155219

PORTFÓLIO ATIVIDADE 1

Atividade de Portfólio da Disciplina de Administração de Recursos Humanos professor Neivaldo Hakime Dutra

 


I) Com base nos estudos realizados, responda as questões a seguir:

1) Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos historicamente e também nos dias atuais?

Atualmente, a maior parte das empresas atribui ao setor de RH, uma missão diferenciada e organizada. Mas ao longo da história a função desse departamento era voltada nos processos da divisão de trabalho em relação às máquinas. Com o passar do tempo foram descobrindo que a fadiga influenciava negativamente na produção, onde os gestores tiveram que adequar o homem à máquina e modificar processos com a finalidade de evitar conflitos. Hoje a função desse departamento é também estratégica e objetiva os melhores resultados aos processos empresariais. Isso ocorre de forma integrada e a partir da consciência de que sem pessoas motivadas e capacitadas é praticamente impossível alcançar o sucesso.

2) Selecione cinco competências do profissional de Recursos Humanos e depois justifique a sua escolha.

PROATIVIDADE - Ter iniciativa para colocar boas idéias em prática e agir sem esperar ordens dos supervisores.

ORGANIZAÇÃO – Precisamos ser organizados também na vida pessoa, mas no profissional, tal característica diz muito sobre quem é, isso porque, para produzir em níveis satisfatório e com qualidade, é preciso fazer uma boa gestão de trabalho, recursos, entre outros. Não só manter um ambiente de trabalho organizado, mas ser também organizado nos processos.

LIDERANÇA – Para que tenha resultados, um bom líder é aquele que sabe se comunicar, trabalhar em equipe e inspirar os funcionários a darem o melhor de si.

FLEXIBILIDADE – Imaginar diferentes caminhos para resolver os problemas que surgem na empresa. Quanto mais flexível o gestor, mais facilmente ele será capaz de enxergar os interesses profissionais e pessoais, se relacionar com pessoas que desafiam suas visões e sair da zona de conforto.

CRIATIVIDADE – Uma das qualidades que mostra sua capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar fazer diferente.

3) Quais são as características do ambiente interpessoal no aspecto positivo e também do negativo?

Em um ambiente corporativo, uma boa comunicação interpessoal pode ser a chave para o sucesso da equipe. Afinal, as conexões entre pessoas que se relacionam são mais harmoniosas e funcionam com mais fluidez.

Positivo – Gera conquistas e desenvolvimento profissional;

Segurança e socialização no trabalho;

Possibilidade de negociação e qualidade de vida.

Negativo - Propagação de fofocas e boatos;

Faltas de envolvimento;

Descontentamento;

Desalinho de objetivos;

Gera insegurança.

4) Descreva e explique as etapas do Ciclo Motivacional.

Equilíbrio interno – O funcionário sabe e tem controle sobre o que vai acontecer na sua rotina. Estado de normalidade, estabilidade e harmonia.

Estímulo/Incentivo – É uma condição que rompe o equilíbrio interno e gera uma necessidade.

Exemplo: um vendedor tem uma oportunidade de venda numa empresa grande que vai gerar reconhecimento com o grupo. É normal se sentir nervoso, mas uma situação como essa vai fazer o funcionário se motivar para conseguir melhores resultados.

Necessidade – Carência ou falta de algo, como falta de treinamento.

Tensão – Uma necessidade não atendida, é o cenário perfeito para surgimento de estresse ou ansiedade. Afinal, não é nada confortável lidar com a sensação de que algo fugiu do controle. Como vender algo e não saber sobre o produto e ficar com aquela dúvida se vai dar certo.

Comportamento/ Ação – Ao atingir determinado nível de desconforto, o indivíduo se sente que deve tomar alguma atitude para satisfazer sua necessidade e resolver o problema, retornando ao estado de equilíbrio interno.

Satisfação ou Frustação – Uma vez que a necessidade foi atendida, a tensão se encerra e dá lugar ao sentimento de satisfação.

Caso contrário, se a necessidade não for atendida, a tensão pode virar frustação ou levar ou surgimento de conflitos por estresse.

II) Embora fundamental para a continuidade dos negócios, nem sempre o processo de seleção de candidatos recebe o devido tratamento, sendo relegado a segundo plano – seja porque os gestores subestimam o impacto deste procedimento para o desenvolvimento da organização, seja pelo simples desconhecimento de conceitos e metodologias, geralmente porque esses profissionais tiveram uma formação acadêmica insuficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com