TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROTEÇÃO JURÍDICA DOS ANIMAIS X LIBERDADE DE CULTO

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.012 Palavras (21 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 21

SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROTEÇÃO JURÍDICA DOS ANIMAIS X LIBERDADE DE CULTO[1]

Flávia Laranjeira Barreto[2] 

        

RESUMO

O presente artigo tem por principal objetivo a análise do Sacrifício Animal nas Religiões de Matriz Africana no Brasil, trazendo inicialmente para isso um breve estudo acerca do histórico dessas religiões, a época de surgimento no Brasil, visando destacar a importância dessa manifestação na formação cultural do país.

Neste sentido, o trabalho entra na esfera do direito às manifestações culturais, sua proteção legal e a importância para a formação da identidade humana, na esfera da Liberdade Religiosa juntamente com a Liberdade de Culto, a fim de tentar impor limites e evitar quaisquer formas de preconceito. Ademais, trata também do Direito dos Animais e a discussão acerca de sua proteção.

 A pesquisa também produziu um trabalho acerca do modo de realização e da finalidade do Sacrifício, detalhando minuciosamente o ritual da matança, a fim de evidenciar que não há sofrimento dos animais no ato, visto que ali o animal é tido como sagrado e quaisquer indicio de crueldade descaracterizaria o ritual.

Desse modo, o presente artigo destaca o conflito dos três bens Jurídicos protegidos, de um lado a Liberdade de Culto, as manifestações religiosas e de outro, a proteção legal dos animais, para se chegar a conclusão que o Legislador é quem deve definir os limites entre a Proteção Legal dada aos animais e a Liberdade Religiosa, ambos direitos que constituem Claúsula Petrea na Constituição Federal, visto que não há na Legislação Brasileira, qualquer negativa a este tipo de prática, e que portanto pode ser praticada dentro dos limites evitando atos preconceituosos.

Palavras-Chave: Constituição Federal. Direito dos animais. Liberdade de Culto. Sacrifício de animais.

 

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO 2 BREVE HISTÓRIO ACERCA DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA 3 PROTEÇÃO LEGAL 3.1 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS 3.2 LIBERDADE DE CULTO 3.3 OS ANIMAIS 4 USO DOS ANIMAIS NOS SACRIFICIOS RELIGIOSOS 4.1 O SACRIFÍCIO 4.2 FINALIDADE DOS CULTOS 4.3 COMO SÃO REALIZADOS OS CULTOS 4.4 POSSIBILIDADE LEGAL DA REALIZAÇÃO DOS SACRIFICIOS NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL 5 TENTATIVAS DE PROIBIÇÃO 6 BRASIL ENTRE A LIBERDADE RELIGIOSA E A PROTEÇÃO DOS ANIMAIS 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente impõe-se observar que a Liberdade Religiosa, a Liberdade de Culto e os animais são direitos fundamentais garantidos pela Carta Magna de 1988.

Diante desse enfoque, o Sacrifício Animal é preponderante para a Religião de Matriz Africana, visto que o sacrifício tem por objetivo renovar o Axé na

Casa de Santo, agradecer por algum pedido realizado. Portanto, a justificativa para tal, está na análise das garantias do Sacrifício Animal para os adeptos da religião, dentro da dignidade da pessoa humana, no livre culto sem discriminação e no combate a intolerância religiosa, visando também a defesa e a proteção das espécies.

No tocante a Legislação, a Constituição Federal, em seu artigo 5º, Inciso IV, assegura o Direito a Liberdade de Religião e protege seus cultos. A Carta Magna também protege em seu artigo 215, Parágrafo 1º, as manifestações populares afrodescendentes brasileiras e indígenas e também em seu artigo 225, Parágrafo 1º, Inciso VII protege a fauna e a flora, proibindo a prática dos atos que submetam os animais a Crueldade, configurando assim um conflito de bens que são juridicamente protegidos.  

Observando os dispositivos legais supracitados, é possível observar, portanto, que no Ordenamento Jurídico vigente, inexiste qualquer oposição aos Sacrifícios de animais nas religiões de matriz africana Nos casos em que os animais forem submetidos e usados com crueldade, se faz necessário a existência de leis especificas ou infraconstitucionais que regulem este ato.

No que tange a Proteção dos animais, a Lei 9.605/98 em seu capitulo V, artigo 32, dispõe que praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos incorre em detenção. Já a instrução normativa nº 3 de 17 de janeiro de 2000 em um de seus itens, faculta o Sacrifício de Animais de acordo com os preceitos religiosos, desde que sejam destinados ao consumo por Comunidade religiosa que a requeira, ou ao comércio internacional em países que façam a exigência.

 Inicialmente este artigo mostra um breve histórico acerca das Religiões de Matriz Africana, seu processo de formação e fixação no Brasil, já que foi o tráfico de pessoas originários do Continente Africano para trabalho escravo no Brasil naquela época, foi essencial para a formação da cultura e crenças do povo que aqui já vivia.

O segundo tópico traz um estudo aprofundado sobre as manifestações culturais afro-brasileiras, a Liberdade religiosa e o direito conferido aos animais, a fim de delinear um conflito dos bens jurídicos protegidos.

O tópico subsequente traz a finalidade dos cultos, como é feita a sua realização que também são fatores que merecem ser aprofundados, a fim de se avaliar se o Sacrifício de Animais em rituais religiosos poderia ser ou não, considerados crime, e se a Liberdade de Culto deveria ou não se sobrepor ao Direito que é dado aos animais.

Neste sentido, a realização desses Sacrifícios é recepcionada pelo Ordenamento Jurídico, desde que não contrariem os dispositivos legais que assegurem a Proteção dos animais, e que vedam atos de crueldade com os mesmos.

2 BREVE HISTÓRICO DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL

A cultura religiosa africana remonta a três mil anos, sendo preservadas suas práticas pelos novos adeptos. (CHUAY, 2006, p.71).

Para que seja possível entender os hábitos pertencentes a Cultura Africana, se faz necessário um breve relato histórico. A origem das religiões de matriz Africana no Brasil existe desde a época em que o Brasil, em regime escravocrata, recebeu diversos grupos étnicos advindos da África. Segundo Carneiro, todas as tribos africanas que forneciam escravos ao Brasil tinham suas religiões particulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com