TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  7/6/2019  •  Seminário  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Paulo Henrique Wesz

Profª Esp. Rosangela Spontam Marques

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG0102) – Prática Acadêmica VI

07/12/2013

RESUMO

A tecnologia da informação vem crescendo nos últimos anos cada vez mais, trazendo com ela muitos benefícios para as empresas e a sociedade, aqueles que conseguirem um equilíbrio entre o conhecimento, informação e a sabedoria. A tecnologia informação vai ser um poderoso recurso para as empresas que utilizarem corretamente permitindo a ela realizar um planejamento estratégico com segurança e eficaz por meio das informações disponibilizadas, dando condições para que a empresa alcance seus objetivos.

Palavras-chave: Tecnologia. Informação. Segurança.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente muitos administradores gerenciam suas empresas de forma simples sem planejamento e informações necessárias para seja feita uma administração correta da empresa o que acarreta em decisões equivocadas e erradas, que geram prejuízo para a empresa e a levam ao seu fechamento, e hoje em dia no mercado globalizando em que as empresas vivem a informação é tudo para sua sobrevivência no mercado, é necessário que tenha uma base de informações que possa ajudar seus administradores a tomar decisões dentro da empresa fazendo uma administração correta e eficaz.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dizer que sistemas de informações são pequenos processos que se interagem para coletar e armazenar dados e podendo gerar informações que contribuem para decisões, Os sistemas de Informações são criados para fornecerem condições para as empresas possam tomar decisões corretas e no tempo certo, proporcionado bons resultados.

Sistema de Informação pode ser definido em duas diferentes abordagens a primeira tem uma abordagem sistêmica e gerencial da informação e tem como objetivo integrar os diferentes setores da empresa, e a segunda define sistema da informação apenas com o uso da informática. De acordo com Spinola e Pessôa (1998, p. 98) “Sistema de Informação é um sistema que cria um ambiente integrado e consistente, capaz de fornecer informações necessárias a todos os usuários” já Schutzer e Pereira (1999, p. 149) diziam também que “é um sistema integrado homem-máquina que fornece informações de suporte a operações, gerenciamento e analise para tomada de decisões em uma organização”. Com relação à segunda abordagem podemos dizer que sistema de informação é uma rede de computadores que fornecem dados importantes ao administrador para tomarem as decisões. Conforme O’Brien (2004, p. 6) que define sistema de informação como “um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”, ou seja, pra uma empresa possa distribuir as informações, ela depende desses recursos. Laudon e Laudon, dizem que: Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar suporte á tomada de decisões, á coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. (LAUDON; LAUDON, 2004, p. 7). Sistemas de informações são feitos para coletarem, processarem e analisarem e distribuírem informações, desse modo a uma entrada, processamento e saída de informações.  Entrada tem como seu objetivo a coleta de dados, sendo eles internos ou externos na organização.  Processamento analisa esses dados e faz comparações como quantidade vendida de um determinado produto e para qual tipo de publico que este produto foi vendido.  Saída, manda essas informações que foram processados para os administradores que com elas vão analisar e tomar as decisões dentro da empresa. Para entendermos melhor os elementos de entrada e saída são sempre dados (entrada) ou informações (saída), e o processamento é a manipulação ou transformação de dados em informações, como podemos observar na figura 1 logo abaixo.

FIGURA 1 – MODELO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÂO

FONTE: O’Brien (2004, p. 10)

Segundo Matsuda (2007, p. 2 apud COSTA, 2007, p. 3), Um sistema de informação é formado por três componentes: as pessoas que participam da informação da empresa; as estruturas da organização (circuitos de informação, documentos) e as tecnologias de informação e de comunicação. Isso tudo leva a um grande volume de dados e informações que gera uma complexidade de processamento. As principais vantagens são: suporte à tomada de decisão; valor agregado ao produto; aumento da qualidade do produto; oportunidade de negócios; carga de trabalho manual reduzida e principalmente o controle das operações.

Rezende, afirma que:

Os sistemas de informação são o conjunto de partes (quaisquer) que gerem informações, ou, também, o conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software. Têm como maior objetivo o apoio nos processos de tomada de decisões na empresa, e seu foco estão direcionados ao principal negócio empresarial. (REZENDE, 2002, p. 84).

Como vimos os sistemas de informação são peças fundamentais para as empresa, não apenas na elaboração de relatórios, mas de todos os departamentos e atividades da empresa, tudo o que acontece no ambiente interno e externo da organização é registrados por um sistema, que pode ser acessado para auxiliar nas decisões que vão influenciar no futuro da organização.

3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

Segundo Wikipedia (2013), “a tecnologia da informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento e transmissão, acesso e o uso das informações”.

Spinola e Pessôa, (apud, MARTINS, et. al., 2012, p. 4) diziam que a:

Tecnologia da Informação reúne as contribuições da Tecnologia e da Administração, estabelecendo, assim, uma estratégia integrada, permitindo projetar e instalar sistemas de informação e as coerentes mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com