TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ALUNO: Evandro Rodrigues

1.Conceitue sistema. Caracterize seu conceito utilizando um exemplo de uma área qualquer.

        Sistema diz respeito, conforme coloca Von Bertallanfy, 1968, a um “complexo de elementos em interação”, ou seja, refere-se a um conjunto de indivíduos, máquinas ou elementos tecnológicos em geral, que visam um mesmo objetivo, por exemplo, o caixa de um supermercado.

2.Dado o seu exemplo de sistema identifique um supersistema e um subsistema do mesmo.

        Sistema caixa de supermercado

        Supersistema mercado

        Subsistema de emissão de nota fiscal

3.Como se identifica as estruturas hierárquicas no conceito de sistemas?

        A identificação da estrutura hierárquica de um sistema ocorre conforme o indivíduo que o analisa, pois dependendo de quem olha e como olha, um sistema pode de um ponto de vista ser identificado como um supersistema ou como um subsistema.

4.Como o conceito de totalidade pode influenciar na característica de propósito?

        Influência pelo fato de que como todas as unidades “trabalham” por um objetivo em comum, a partir do momento em que uma unidade sofre uma mudança as demais que compõem o sistema precisarão/poderão, por consequência, definirem um novo arranjo, mudar, para que o objetivo ainda possa ser alcançado.

5.Um sistema conceitual (lógico) pode sofrer um processo entrópico? Explique sua resposta tendo em vista que o conceito é relacionado com desgaste.

        Sim, um sistema em seu conceito pode e está sujeito a entropia, seja positiva ou negativa, pois a partir do momento em que exite ou se cria um sistema o mesmo tende a sofrer desgastes por motivos variados a depender do tipo e finalidade, ao mesmo tempo que se buscará meios de manutenção e ordenação a fim de evitar tal desgaste.

6.Um sistema seguro é um sistema fechado? Justifique sua resposta.

        Não existem sistemas fechados, porém mesmo que existisse, creio que não seriam seguros, pois sistemas necessitam de interação com o meio para que hajam trocas e adaptações visando o aumento da entropia.

7.Explique os parâmetros de sistemas em um tipo de sistema previamente identificado.

        No lançamento de produtos em estoque de uma empresa, a transcrição de produtos recebidos da nota fiscal para o banco de dados é o parâmetro de entrada, o coo relatório/balancete de controle das quantidades de produtos estocados refere-se ao parâmetro de saída, o transformador é o software utilizado para fazer agrupar e organizar os dados e seus elementos, a retroalimentação são as conferências realizadas entre relatório gerado e produtos físicos, o ambiente é a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (231.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com