TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CUSTEIOS

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

TIPOS DE CUSTEIOS

O sucesso de uma empresa está ligado a um bom gerenciamento de custos, é extremamente importante que ela esteja cercada de informações financeiras para uma tomada de decisão correta. Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar entendimento sobre os custos, quais são fixos, variáveis, diretos e indiretos. Preparar relatórios comparativos de custos entre períodos distintos, preços de matérias-primas e elaboração de orçamentos para uma maior agilidade e qualidade das decisões. Custo está ligado a todos os recursos financeiros de uma organização correspondentes a bens materiais e imateriais, sejam eles bens ou serviços.

Despesas é o valor que é gasto com a manutenção da empresa, gastos para obtenção de receita como impostos, taxas, contribuições sociais dentre outros.

Custo é quando utilizamos um bem ou serviço na produção de outro bem ou serviço. O custo diferentemente da despesa traz um retorno financeiro, pois pertence à atividade-fim do bem ou serviço. Em custos se enquadram alugueis, mão-de-obra, matéria-prima etc.

Para melhor gerenciamento da empresa é importante que os custos sejam divididos conforme a sua origem podendo-se determinar o custeio efetivo. Devido a essa divisão há custos perfeitamente identificados como diretos e indiretos.

Custos diretos são aqueles que identificamos como pertencente a certo produto de forma objetiva e direta. Por exemplo, no caso da construção civil, custo direto do cimento, tijolo, areia, etc.

Custos indiretos nada mais é que gastos de fabricação, gastos dentro do processo de produção, como no caso da energia usada na obra.

Em toda atividade de uma empresa há custos fixos e variáveis que estão sempre interligados, o custo fixo é aquele que independentemente da produção estará lá, por mais que não se produza nada terá esse custo. No caso, por exemplo, da energia e água, mesmo que não gaste terá de pagar a taxa mínima, ele não varia em proporção ao volume de produção da empresa.

O custo variável por sua vez está relacionado à quantidade de produtos, ele oscila de acordo com o volume da produção, quanto maior a produção maior o custo e vice-versa, nesse caso usamos como exemplo a quantidade de matéria-prima se gastamos de acordo com a quantidade de produção esse é um custo variável.

SETOR E SEGMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

SEGMENTO: Construção Civil

EMPRESA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

EMPRESA: Marechal Construções Indústria e Comercio LTDA

SETOR - CADEIA PRODUTIVA

Os setores da construção civil que mais crescem no mercado

Fonte: Feito pelo grupo

A Cadeia Produtiva da Construção é um dos setores mais significativos para o país, agregando as indústrias de mineração e transformação, comércio de materiais, sistemas industrializados, construção civil / edificações, construção pesada / infraestrutura, serviços imobiliários e serviços técnicos especializados. A atividade de construir movimenta, portanto, diversas áreas e gera impactos relevantes na economia.

O valor adicionado do setor no Brasil chegou a R$ 328,5 bilhões em 2012, cerca de 8,8% do PIB brasileiro. O setor é reconhecidamente um grande gerador de empregos.

A Indústria de Materiais de Construção contempla todas as atividades de transformação de insumos nos mais diversos produtos utilizados pela construção. Os materiais de construção possuem destinações diversas, como a distribuição no comércio, a venda direta às construtoras, e a destinação ao comércio exterior.

Planejar e Controlar a Produção integra os setores da empresa

A competitividade entre as empresas tem aumentado significamente devido à globalização, isto afeta diretamente na instabilidade das empresas.

Ser competitivo é mais que manter-se no mercado significa destacar-se dentre os concorrentes atraindo a atenção dos consumidores e atendendo as suas necessidades.

Podemos citar cinco passos para tal tarefa:

I. Confiabilidade: O cliente precisa ter confiança na empresa em que fez seus pedidos e poder ter a certeza de que seus produtos serão entregues no prazo estipulado, pois, a mesma depende dos materiais para a sua produção;

II. Velocidade: Nada mais que respeitar o prazo combinado, deve ser mais ágil que seus concorrentes;

III. Qualidade:

 Entregar produtos com qualidade;

 Garantir o mínimo possível de produtos defeituosos;

 Evitar que seja entregue ao cliente valor abaixo de seu pedido. Ex: O cliente faz um pedido de 10.000 peças e entregar 9.500. Deve-se respeitar a quantidade de pedidos para garantir a qualidade de entrega.

IV. Preço Baixo: Fazer um produto barato de boa qualidade, reduzindo os custos;

V. Flexibilidade: Atender as expectativas do cliente, com mais transparência e boas praticas de administração, saber ser flexível com cliente em relação a boas condições de compra entre elas estão boas condições de pagamento, prazos estendidos, dentre outros.

Gestão de produção

Em economia a Produção é o todo ato de transformação de matéria – prima em produtos acabados e prontos para serem comercializados. A gestão de produção envolve planejamento, direção, organização e controle sempre visando os melhores resultados.

Por meio da gestão de produção é possível a produção de produtos com qualidade, com custos mais baixos e respeitando os prazos dos clientes.

Gestor

Um gestor de produção precisa saber planejar materiais, controlar estoques, gerenciar a qualidade de produtos e processos, liderar, treinar e motivar a equipe, gerenciar custos dentre outros.

Relação de todos os custos envolvidos em uma empresa materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com