TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Custeios

Por:   •  26/5/2016  •  Artigo  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

O que determina o sucesso de uma organização e seu fracasso é sobretudo a diferença entre o custo do produto e o seu preço de venda, o lucro. Definir qual a melhor escolha/técnica/método para repartir o custo no preço de venda é primordial para o segmento/fruto da empresa.

Cada técnica tem seu próprio método, sua metodologia, havendo suas vantagens e suas desvantagens. As organizações/empresas podem optar pelo mais adequado ao seu contexto e necessidade gerencial. Os métodos de custeios nada mais são do que a forma de contabilização de custos praticada pela empresa ou organização para detectar/ definir o custo de um produto. Ou seja, o recurso utilizado para calcular o custo de um artefato. A importância dessas técnicas é que com elas se determina o preço de venda do produto de uma forma mais racional/ consciente.

Os métodos servem pra gerar informações para empresa para que ela torne melhor suas decisões gerenciais relacionadas ao custo do produto. Dependendo do método utilizado, obtêm-se diferentes custos para um mesmo produto.

No Brasil, os métodos mais aplicados são: custeio por absorção, custeio variável, custeio padrão, custeio pleno (RKW) e custeio baseado em atividades (ABC).

Por absorção

Esse método é derivado dos princípios contábeis. Ele baseia-se na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos) à produção do período. O custo do produto é referente aos custos fixos e variáveis para poder fabricar esses artefatos. Todos esses custos são absorvidos pelas unidades produzidas. O próprio nome do critério é indicador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção/serviço incorpore parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

A principal distinção no uso desse tipo de custeio é entre custos e despesas. Essas são contabilizadas imediatamente contra o resultado do período. Ou seja, quando calcula o custo do produto, só leva em consideração o valor variável e fixo. As despesas são jogadas diretamente quando calcula o resultado da entidade.

Custeio variável

É um tipo de custeio que baseia-se em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Ou seja, se apropria aos produtos somente os custos variáveis, sejam eles diretos ou indiretos.

A diferença entre o custeio por absorção é que os custos fixos são rateados aos produtos e no custeio variável esses custos fixos são tratados como custos no período, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período, eliminando assim, a necessidade da utilização do método de rateio.

O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em variáveis e fixos, isto é, em gastos que desequilibram proporcionalmente ao volume da produção/venda e os que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites. Esse sistema produz informações importantes como, por exemplo, a margem de contribuição (contribuição marginal) além de disponibilizar/ conferir os subsídios necessários para a tomada de decisões nas empresas.

Custeio Padrão

Esse sistema é um custo pré-atribuído. Ou seja, antes de realizar a produção é determinado o custo que seja possível da empresa estar alcançando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com