TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de custeio e formação de preços

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos falar sobre futebol?

Em época de copa, o que é mais falado do que o futebol?

Então que tal conhecer um pouco mais sobre esse esporte tão famoso mundialmente? O que será que podemos aprender com ele?

Ansiosos para saber?

Que tal fazermos uma viagem ao longo dessa história?

Nossa primeira parada: O futebol no Brasil.

Iniciou-se pelas mãos dos ingleses em 1895. Os primeiros clubes começaram a se formar neste período. Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller, formador do primeiro clube de futebol no Brasil - O São Paulo atlethic Club.  Na década de 20, o esporte se massifica, especialmente, com a profissionalização em 1933.

Segunda parada: As Copas do Mundo.

Começaram a ser disputadas em 1930. Mesmo com resultados fracos nas duas primeiras edições, o Brasil esteve representando nas edições do campeonato de 1930, 1934 e 1938, no Uruguai, Itália e França respectivamente. Após uma interrupção devido à Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltaria a ser realizada em 1950 no Brasil e, em seguida, em 2014.

Apenas oito países foram campeões mundiais até hoje (Alemanhã, uruguai, itália, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Argentina). O Brasil, a única seleção a ter jogado em todas as competições, é o maior campeão com cinco títulos. É também o único proprietário permanente da Taça Jules Rimet (posta em jogo em 1930) e ganha em definitivo pelo país que vencesse pela terceira vez o campeonato, o que se deu na competição em 1970, com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da história.

Hoje a copa está acontecendo na Rússia. Quem vocês acham que vai levar a taça para casa?

Bom, essa nós vamos ter que esperar até o dia 15 de julho.

Mas o que será que podemos aprender com o futebol?

O esporte mais conhecido do mundo pode nos mostrar muito mais além de como jogá-lo.

Ainda no campo da prática do esporte, ele nos ajuda a desenvolver certas habilidades corporais, como a coordenação motora ampla e noções de lateralidade.

Diante da retrospectiva acerca da história do futebol, podemos conhecer  personagens e contextos sócio-históricos. O futebol esteve presente durante a segregação racial, durante a 2ª guerra mundial, entre outros eventos históricos. Vocês sabiam que assim que surgiu o futebol, ele era pertencente a somente a elite branca? Mas poucos esportes e atividades recreativas ao longo do tempo, se tornaram tão unificantes como o futebol. Em momentos históricos como esses, de desigualdade racial e social, negros, pardos, brancos, dividiam espaço no mesmo clube, vestiam a mesma camisa e comemoravam igualmente, sendo respeitados e venerados pelos seus feitos em campo. O futebol mostra que além de esporte, além de negócio, tem o poder de unir todos por uma causa, por um grito, nem que seja por 90 minutos. Além disso, cada país sede nos ajuda a entender um pouco da geografia mundial e das diversas culturas e costumes existentes.

E aí? gostaram dessa viagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com