TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleo Para Caixa De Marcha Lubrax Sae 140 Trm 4 Petrobras

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Disciplina:

Laboratório de Engenharia Mecânica

Sigla:

Módulo:

Laboratório de engenharia 4

Trabalho/Relatório:

Ensaio de viscosidade

Data de Realização:

Obs.:

Aluno(s):

Carlos Vinicius Bisinoto Santos Silva

140055

Data de Entrega:

Nota:

Nota:

Obs.:

OBJETIVO

Determinar a viscosidade de um fluido que é colocado como lubrificante em um mancal de deslizamento.

            Medindo-se as grandezas geométricas do módulo de ensaio, bem como a velocidade constante de queda do peso, de massa “m” conhecida, calcula-se a velocidade dinâmica do fluido.

        Para o cálculo da viscosidade cinemática torna-se necessária a determinação da densidade do fluido lubrificante.

INTRODUÇÃO

        Para o módulo didático desenvolvido, vamos estudar a viscosidade de um fluido partindo da Lei de Newton da Viscosidade na sua forma simplificada. Por interação molecular (pseudo-atrito), surgirá uma força de resistência. O grau que seu efeito de resistência terá será determinado por um coeficiente que será chamado

viscosidade dinâmica, conforme a equação abaixo:

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

                        [pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]


v = constante (m/s)

                                                                                         F = Fviscosidade        [pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22]

          y[pic 23]

[pic 24]

[pic 25]

[pic 26]

                        Placa Fixa

VISCOSIDADE

       É a principal propriedade física dos óleos lubrificantes. A viscosidade está relacionada com o atrito entre as moléculas do fluido, podendo ser definida como a resistência ao escoamento que os fluidos apresentam. Viscosidade é a medida da resistência oferecida por qualquer fluido (líquido ou gás) ao movimento ou ao escoamento. Um dos métodos utilizados para determinar a viscosidade (ver ilustração abaixo) é verificar o tempo gasto para escoar determinada quantidade de óleo, a uma temperatura estabelecida, através de orifício de dimensões especificas.

       O ar como os gases, oferece considerável resistência ao movimento, especialmente quando há grandes velocidades. Esse fato é familiar a qualquer pessoa que tenha andado de bicicleta contra o vento, ou posto a mão fora da janela de um automóvel conduzido a grande velocidade. Essa resistência ao movimento é que dá lugar à sustentação dos aviões em vôo, ao ricochete de uma pedra lisa quando se choca com a superfície líquida e à sustentação de um eixo em movimento no mancal. Na prática, é muito comum confundir a viscosidade com oleosidade. Várias vezes, vimos lubrificadores, em postos de serviço, prender entre os dedos uma pequena quantidade de lubrificante e, depois de afastá-los dizer: “Este óleo não tem viscosidade”. O certo seria dizer que “o óleo perdeu a oleosidade”. A oleosidade é a propriedade que um lubrificante possui de aderir às superfícies (adesividade) e permanecer coeso (coesividade). Como exemplo, citaremos a água, que não possui adesividade nem coesividade. Colocando uma gota de água sobre uma superfície plana e dando um golpe sobre esta gota, verificaremos que a mesma se divide em várias pequenas gotas, pois não possui coesividade. Verificamos, ainda, que a adesão da água ao dedo e à superfície é praticamente nula. O mesmo não acontece se, em vez de uma gota de água, for usado o óleo lubrificante.

       Métodos de Medição da Viscosidade A viscosidade é determinada em aparelhos chamados viscosímetros. São os seguintes os viscosímetros mais comumente usados para medir viscosidade de óleo lubrificantes:

  • Saybolt (Estados Unidos)
  • Redwood (Inglaterra)
  • Engler (Alemanha)
  • Cinemático (Uso Universal)

Os Viscosímetros Saybolt, Redwood e Engler têm uma construção semelhante. Todos eles se compõem basicamente de um tubo de seção cilíndrica, com um estreitamento na parte inferior. Uma determinada quantidade de fluido é contida no tubo que, por sua vez, fica mergulhada em banho de água ou óleo de temperatura controlada por termostato. Uma vez atingida e mantida a temperatura escolhida, deixa-se escoar o líquido através de orifício inferior, ao mesmo tempo que se começa a contagem de tempo. Recolhe-se o fluido em frasco graduado e, no momento em que o nível atingir o traço de referência do gargalo, faz-se parar o cronômetro. O Viscosímetro Cinemático é basicamente constituído de um tubo capilar de vidro, através do qual se dá o escoamento do fluido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (608.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com