TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizacao sistema e metodos

Por:   •  7/7/2015  •  Dissertação  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

 TRABALHO 2

Descrição do trabalho        

Neste trabalho os alunos deverão responder as questões 1 a 6 abaixo, construindo raciocínios, análises, justificativas e relatos através de observações de tirinhas/ilustrações (vide questões 1 e 2).

A questão 3 – diz respeito à administração de conflitos, através de um acontecimento vivenciado.

Na questão 4 – deverão analisar um mini caso, usando como subsídio as abordagens contempladas na aula 6 da apostila.

Na questão 5 - deverão apresentar um relato de experiência/vivência que contemple o aprendizado da aula sobre Ética e, para finalizar na questão 6 – a abordagem é sobre Mudança Organizacional (manifestações de resistências).

Formato

  1. Execução da atividade ocorrerá de forma individual (nada impede a troca de ideias e/ou comentários, via fórum, entre os demais colegas).
  2. Postagem do resultado final no ambiente de trabalho MOODLE, (word).

Questões para serem refletidas e respondidas

  1. De acordo com tipos de poderes organizacionais ora estudados, avaliem as “tirinhas” abaixo e responda a questão  que segue:

[pic 3]

[pic 4]

fonte:  por Scott Adams http://www.dilbert.com/

  1. Que tipo (s) de poder (es) pode-se observar como presente e/ou ausente na 1ª ilustração e na 2ª ilustração? Justifique:

Resposta:   na primeira tirinha da para observar que o tipo de poder usado e o de referencia,  o individuo e reconhecido pelo seu trabalho pelo seu gestor, mas nao recebe pelo cargo ocupado, isso com o tempo ira gerar insatisfacao e desmotivaçao.

Na segunda tirinha o poder exercido e o de reconpensa,  a dedicação do funcionario não é reconhecida como ele espera gerando uma também uma desmotivação.

 

2. Fazendo uso de seus conhecimentos sobre as diferenças comportamentais de grupos e equipes, comente a ilustração abaixo:

[pic 5]

  1. É possível identificar um trabalho em equipe ou em grupo? Justifique sua observação.

Resposta:

Neste caso não existe trabalho em equipe, esta claro que não há um objetivo coletivo, nen solidariedade entre  os menbros, isso salienta que nen todo grupo é uma equipe, o descaso de um membro pode resultar no fracaso de todo o grupo.

 

3. Relatar um acontecimento vivenciado (em sua empresa ou numa outra situação) na qual fique nitidamente clara a “administração de conflitos”, identificando se o mesmo poderá ser encarado como variável positiva ou negativa e o porquê.

Resposta:

Teve um caso que ocorreu na empresa que trabalhei , que todas mudanças eram encaradas como uma ameaça, uma dificuldade ate mesmo antes de ser colocadas em pratica, e no caso de ser solicitado uma tarefa a mais ou fora do vivenciado no dia a dia  so eram realizadas se ouvese um tipo de recompensa, premiação propriamente dita, o gestor por sua vez com medo de perder seus funcionarios que já eram experientes e qualificados para a tarefa acabava sedendo, a resistência dos funcianarios, criando um vicio entre eles que sempre faziam o que achavam certo.


4.  Analise o mini caso abaixo transcrito e a seguir responda os questionamentos pertinentes:

Fonte: http://feedbackpucpr.blogspot.com.br/2009/06/estudo-de-caso.html (adaptado)

 Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento. 

Ao primeiro, ele diz:

- João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento. E ouviu de resposta:

- Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes?

Ao segundo, pede:

- Carlos gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você está conosco há dois anos, estamos muito satisfeitos com você e estamos pensando, inclusive, em promovê-lo. Por que você quer sair? E foi obrigado a escutar:

- Porque recebi uma proposta melhor de outra empresa que ouviu falar de mim e ficou interessada. Eu até achei que não faria falta por aqui, pois nunca senti que meu trabalho fosse valorizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com